(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

A Biblioteca Manuel Bandeira, BMB, oferece aos alunos, professores e funcionários da UCB, e também à comunidade da Zona Oeste, um acervo de:

• 137.001 exemplares de livros;
• 68.226 periódicos;
• 9.301 monografias;
• 1.288 vídeos.

Recentemente foram adiquiridos  títulos novos em torno de 1.500 exemplares. Com esta ampla gama de títulos, desde livros de variadas áreas até enciclopédias, dicionários, CD-ROMs, jornais, periódicos, vídeos, DVDs, mapas, teses, dissertações e monografias, a Universidade Castelo Branco visa atender todas as necessidades do corpo docente e discente, além de disponibilizar as suas instalações para toda a comunidade da Zona Oeste que deseja fazer pesquisas em nosso acervo. O sistema de busca é informatizado, possibilitando que o usuário faça a sua busca on-line.

As instalações e o acervo da BMB podem ser utilizados por alunos, funcionários administrativos e docentes do UCB/CAP/CCB, comunidade adjacente e integrantes das instituições participantes  do Compartilhamento das Bibliotecas do Rio de Janeiro que estejam regularmente cadastrados conforme as normas internas da biblioteca. Uma universidade se constrói com pessoas e livros. O conhecimento é ferramenta fundamental para abrir os horizontes, daí a importância que a Castelo confere à sua Biblioteca Manuel Bandeira.

Regulamento do Sistema de Bibliotecas da UCB →

Empréstimos

Só será permitido o empréstimo para usuários cadastrados.

Para alunos do colégio ou da universidade, prazo máximo de empréstimos é de sete dias para livros e folhetos. Alunos matriculados nos cursos de pós-graduação e professores têm o prazo estabelecido em 15 dias, exceto para os livros de tarja vermelha.

Cada usuário poderá ter em seu poder no máximo 3 volumes por vez.

Renovação

A renovação do prazo de empréstimos é permitida caso a obra não esteja reservada para outro usuário. A solicitação deve preceder a data da renovação e só poderá ser feita por intermédio da apresentação da publicação. Volumes em atraso não podem ser renovados.

Multas

Toda publicação deve ser entregue na data marcada, a fim de melhor atender a todos. Em caso de atraso, será computada uma multa diária, exceto aos domingos e feriados. Qualquer dano ou perda de volume acarretará a substituição à custa do usuário.

Reservas

Para as publicações que se encontram emprestadas, pode ser feita a reserva através do preenchimento de formulário próprio, disponível no balcão do setor. A obra ficará à disposição por 48 horas após a devolução. Findo este prazo, a reserva será anulada.

No caso de reservas múltiplas da mesma publicação, será obedecida a ordem cronológica dos pedidos.

Horários de atendimento →

Campus Realengo

De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 21h45min, e sábado, das 8h30min às 12h

Campus Centro

De segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e aos sábados das 08h30min ao 16h.

Campus Penha

De segunda a sexta-feira, das 07h às 17h.