A edição de 2016 da principal premiação de jornalismo do Brasil, ExxonMobil – antigo Prêmio Esso – foi cancelada após 60 anos ininterruptos, informou ontem (18) a patrocinadora do concurso, a multinacional de petróleo e gás norte-americana ExxonMobil.
O motivo, segundo a empresa, é revisar o programa e o formato da premiação para contemplar tanto as mídias tradicionais como as novas formas em que o jornalismo vem sendo exercido no Brasil.
Em nota, a empresa lembra que mais de 33 mil trabalhos jornalísticos foram julgados nos últimos 60 anos resultando em mais de mil prêmios aos melhores profissionais da imprensa do país.
Em 2015, na 60ª edição, foram distribuídos R$ 123.200,00 em prêmios em dinheiro. Além do prêmio principal, de R$33 mil, foram contemplados outros 13 trabalhos, incluindo os prêmios ExxonMobil de Reportagem, Fotografia e Telejornalismo, e as 10 premiações de categoria de mídia impressa. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi finalista pela categoria Telejornalismo pelos episódios Uma guerra sem herói e Crime na rede: intimidade compartilhada.
Uma das maiores companhias privadas de petróleo e petroquímica do mundo, a ExxonMobil está presente em cerca de 200 países e territórios. No Brasil, é a mais antiga petrolífera, com 103 anos de atuação. Atualmente, a companhia atua nas áreas de Exploração e Produção, Químicos e Prestação de Serviços nas cidades de Curitiba, São Paulo, Paulínia e Rio de Janeiro.(Agência Brasil)