Foi apresentado hoje à imprensa o Portal Moda Italiana, site que será desenvolvido pelo município de Milão e disponibilizará na internet mais de 10 milhões de documentos, vídeos e imagens digitalizados sobre a história da moda na Itália.
O portal estará no ar em junho do ano que vem e está sendo financiado pela prefeitura de Milão e por empresas de moda da cidade. O investimento é de um € 1 milhão.
"O Portal da Moda resgatará a criatividade no decorrer do tempo, transmitindo este imenso patrimônio cultural às gerações futuras" explicou Luigi Rossi Bernardi, assessor de Pesquisa e Inovação do município.
"Ao mesmo tempo é também um desafio para a pesquisa e a tecnologia, porque o volume de material para encontrar, catalogar e arquivar é enorme", acrescentou.
As informações que estarão disponíveis no site foram recolhidas de mais de 1.500 fontes e 5 mil arquivos públicos e privados.
Grifes como Versace, Ferré, Basile e Curiel aderiram à iniciativa e disponibilizaram seu patrimônio de fotografias, catálogos e modelos.
O site será dividido em três seções: uma Rede Histórica, com as fontes e documentos; uma Rede Real Time, na qual os trabalhadores do setor (estilistas, fotógrafos, maquiadores, revendedores) estarão identificados em mapas interativos; e uma Rede Trend, com uma comunidade para inserir e apresentar ao público os jovens estilistas.
O site integrará o Fashion Institute of Milan, um centro de alta especialização que será criado e gerido pela Câmara Italiana de Moda.
Fonte: Ansa