O presidente da região italiana da Campânia, centro-oeste da Itália, Antonio Bassolino, recebeu hoje no palácio Sta. Lucia o ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil, para discutir políticas de cooperação e estreitamento das relações culturais bilaterias.
No decorrer do encontro, divulgado em uma nota, o presidente Bassolino e o ministro Gil, reafirmaram a vontade recíproca de desenvolver as relações culturais entre a Campânia e o Estado da Bahia, já intensas hoje em dia graças à colaboração existente entre a associação Napoli-Bahia, conduzida pela Universidade L'Orientale, e pela associação Bahia-Napoli, conduzida pela Universidade Federal da Bahia.
Com base nesse projeto, em setembro está prevista a apresentação do Bloco Ylé Ylé na festa de Piedigrotta, que ocorre na cidade de Nápoles. Na ocasião poderá ser apreciado o nascimento da ligação cultural entre a tradicional festa napolitana e o carnaval da Bahia.
Ao longo do encontro, prossegue a nota, "foi feito referimento à carta enviada ao presidente Bassolino pelo presidente da Câmera dos Deputados italiana, Fausto Bertinotti, após uma visita oficial ao Brasil passando pela cidade de Salvador, em que se evidenciava as afinidades entre as duas realidades, a da Campânia e a do Estado da Bahia, e se convinha no compromisso de prosseguir na estrada já tomada de intensificar um percurso comum entre a região da Campânia e o Estado da Bahia".
Bassolino e Gil concordaram sobre a necessidade de intensificar as relações entre as duas instituições no que se refere à cultura e as artes. Sob tal perspectiva, Gil anunciou a visita do novo governador do estado da Bahia, Jacques Wagner, a Campânia no próximo semestre e convidou o presidente Bassolino para visitar o Brasil.
Fonte: Ansa