O Instituto Ítalo-Latino Americano (IILA) de Roma lança concurso para jovens fotógrafos da América Latina para a terceira edição de Fotografia, realizado em colaboração com o Festival Internacional de Cinema de Roma, de 28 de maio a 27 de junho de 2010.
O concurso é aberto a todos os fotógrafos dos países associados ao IILA (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela), nascidos depois de 1º de janeiro de 1975, isto é, com menos de 35 anos de idade.
O tema do concurso deste ano, que como os anteriores conta com a contribuição do Centro Cultural do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e ao qual os candidatos devem se ajustar, é dedicado à natureza em sua relação com a metrópole, e em sua presença e valor nos grandes centros urbanos.
Para participar do concurso é preciso enviar pelo menos 15 fotografias em papel e em formato digital (alta resolução, mínimo de 300 dpi, lado menor de 15 cm) com uma apresentação e descrição do projeto em uma única página e um currículo.
O material deve ser enviado antes de 28 de março de 2010 à Secretaria Cultural do IILA, Palazzo Santacroce, Piazza Benedetto Cairoli, 3 – 00186 ROMA (ITALIA). No envelope deve estar escrito "Premio IILA-Fotografia, 3ª edizione: La Natura".
Os melhores trabalhos, selecionados por um júri internacional, serão expostos na sede do IILA em Roma, a partir de 29 de maio; e depois no Centro Cultural do BID, em Washington DC.
No encerramento da exposição será anunciado o nome do vencedor, que receberá uma passagem de ida e volta de seu país de residência a Roma, onde desenvolverá um projeto fotográfico sobre esta capital com um subsídio de € 1.500.
O citado projeto será apresentado na 4ª edição do concurso, em maio de 2011, como ocorreu este ano com o vencedor do ano passado, o panamenho José Manuel Castrellón.
Na edição de 2010 também serão expostas obras dos mais famosos fotógrafos latino-americanos, do brasileiro Sebastião Salgado e do argentino Gerardo Suter, aos mexicanos Graciela Iturbide e Manuel Alvarez Bravo e ao guatemalteco Luis González Palma.
Fonte: Ansa