Marcas italianas exibem tecnologia no Salão do Automóvel de São Paulo, de 10 a 20 de novembro
Fiat e Maserati estão entre os nomes italianos esperados para o evento, que traz novidades como o maior número de test drive. O Salão do Automóvel também passa a oferecer ambiente climatizado e estacionamento coberto, em novo endereço: o São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes, não mais no Anhembi). O mais aguardado evento automotivo na América Latina contará com série de ações este ano. Com previsão para receber 750 mil visitantes e cerca de 500 veículos, fica atrás somente do Salão do Automóvel de Paris, Frankfurt, Detroit e Tóquio, em público. É também um dos mais relevantes no mundo em número de marcas e lançamentos de compactos.
De acordo com o presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku Junior, “a edição deste ano do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo estará em linha com os objetivos da indústria automobilística de oferecer cada vez mais tecnologia, modernidade, conectividade e conforto”.
— Além disso, é um evento que tradicionalmente mexe com os sentimentos dos consumidores e apaixonados por carros — completa.
A assessoria de imprensa da Fiat informou à Comunità que a montadora escolheu destacar no Salão os novos modelos Mobi, Toro e também o Uno 2017, considerado símbolo de inovação, escolhido para estrear a família global de motores Firefly, da FCA, que oferecem maior torque aliado a um baixo consumo de combustível e reduzido nível de emissões. A Maserati não se pronunciou sobre a participação, até o fechamento desta matéria, mas também está é esperada para o evento.
Sobre a mudança de local, o presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Juan Pablo De Vera, explica que, mais do que angariar número maior de visitantes, a ideia é deixá-los mais satisfeitos.
— A ligação entre o Salão do Automóvel e o Anhembi é histórica, mas a falta de prazos para sua reforma colaborou para que mudássemos o endereço desta próxima edição.
O moderno espaço do São Paulo Expo apresenta em seus 90 mil m² todas as principais marcas e modelos do universo automotivo, com atenção especial aos lançamentos, e possibilita aos visitantes a realização de test drives em proporções inéditas: 20 mil m² externos dedicados à atividade.
De acordo com o vice-presidente executivo da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Octávio Pereira de Almeida, a expectativa é que 15 marcas apresentem 35 modelos diferentes e 80 veículos para test drives.
Mais marcas do que em 2014
Além das pistas de marcas exclusivas, haverá pistas compartilhadas para modelos de asfalto e de terra. Essa é uma opção para montadoras que não desejam cuidar do gerenciamento das pistas, trabalho que ficará a cargo da organização do evento.
— Queremos trazer três vezes mais marcas do que levamos para o visitante em 2014. Naquele ano, foram 19 mil participantes de test drives. Agora, nossa meta é mais que dobrar esse número, e chegar a 40 mil participantes — diz Almeida.
A programação está dentro da realização do GP Brasil de Fórmula 1, que acontece de 13 a 15 de novembro, o que transformará São Paulo no polo mundial do universo automotivo. Nesta edição, espera-se que 70% dos ingressos sejam comprados antecipadamente e impressos em casa, contra os 30% de 2014.
— Para a edição de 2018, nossa intenção é que o evento não tenha bilheteria no local. Estudamos oferecer somente ingressos antecipados daqui a dois anos — diz o executivo.
Outra novidade do evento é que estará mais conectado do mundo. Um dos exemplos é a ação idealizada em parceria com o aplicativo Waze, no qual será possível digitar “Salão do Automóvel 2016” para que o programa indique a maneira mais fácil de chegar ao evento. A organizadora também projeta uma visitação maior de mulheres ao Salão, que deve chegar a 40% do público total.
O Salão é organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, com apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa).
Serviço
Salão Internacional do
Automóvel de São Paulo 2016
Data: De 10 a 20 de novembro
Local: São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes)
Endereço: Rodovia dos
Imigrantes, Km 1,5
(a 850 m da estação
Jabaquara do metrô)
Ingressos e informações:
www.salaodoautomovel.com.br
e www.facebook.com/salaodoautomovel
Preços: De R$ 40 a R$ 95