Estão mais caras as tarifas de linhas intermunicipais de ônibus que atendem 133 cidades de cinco regiões metropolitanas do estado (São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba e Sorocaba).
De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), os aumentos, que variam de 6,52% a 7,18%, dependendo do trecho, levam em conta os custos dos insumos do transporte e reajustes nas cláusulas contratuais com os consórcios. As novas tarifas começaram a valer ontem (12)
No início do ano, o governo do estado informou que os preços das tarifas de 945 linhas de ônibus intermunicipais seriam reajustados a partir de 8 de janeiro. Dias depois, após decisões do Tribunal de Justiça de São Paulo, os aumentos das passagens de todas as linhas foram suspensos por liminar.
Na sexta-feira (3), o presidente do TJ-SP, Paulo Dimas Mascaretti, derrubou a liminar que impedia o reajuste das tarifas, mas manteve a suspensão do aumento da integração no transporte público da capital paulista. Mascaretti considerou procedente o argumento do governo estadual de que a proibição temporária do aumento poderia causar lesão à ordem e economia públicas.(Agência Brasil)