A 67a Edição do Festival de Cinema de Veneza, que acontece de 1 a 11 de setembro próximo, terá quatro premiações na seção Horizontes, dedicada ao cinema mundial.
A seção, paralela à mostra principal, recebe longas, curtas e médias-metragens e conta com um júri internacional composto por cinco personalidades do cinema e da cultura de vários países.
Neste ano, serão concedidos o Prêmio Horizontes, o Prêmio Especial do Júri, o Prêmio Horizontes Curtas-metragens e o Prêmio Horizontes Médias-metragens.
Criada em 2004, a mostra se dedicada às revelações e às novas tendências do cinema mundial, na próxima edição terá uma novidade, aceitará obras "fora de formato", com um olhar dirigido as novas linguagens do cinema atual.
A seção também ocupará um novo espaço, destacando a natureza do "laboratório" das diversas linguagens artísticas do mundo visual, no interior do maior "laboratório" da Bienal de Veneza.
Desde 1932, o Festival Internacional de Veneza acontece todos os anos nessa cidade italiana. Atualmente, o evento é dirigido por Marco Mueller e organizado pela Bienal de Veneza, cujo presidente é Paolo Baratta.
O premio principal é o Leão de Ouro, concedido ao melhor filme da competição. Na edição de 2009 o vencedor do Leão de Ouro foi o filme "Lebanon", do diretor israelense Samuel Maoz. Na Horizontes o vencedor foi o "Engkwentro", do filipino Pepe Diokno.
Fonte: Ansa