Rir traz os mesmos benefícios que o exercício físico: reduz os hormônios do estresse, a pressão arterial e o mau colesterol; beneficia o sistema imunológico, aumenta o colesterol bom e também o apetite. Exatamente como a prática desportiva, seja ela qual for.
Esta é a conclusão de uma série de estudos realizados por Lee Berk da Universidade de Loma Linda, na Califórnia. O estudo mais recente, apresentado na conferência de Experimental Biology, em Anaheim, demonstra que o 'exercício do sorriso', rebatizado em inglês Laughercise, aumenta o hormônio do apetite, a grelina, e reduz o hormônio que corta a forme, leptina.
Os especialistas conseguiram provar isso pedindo a um grupo de voluntários para assistir por algumas semanas a clipes de dramas ou de comédias. Os exames de sangue provaram o 'efeito ginástica' da risada sobre o apetite.
Exercitar o riso repetidamente poderia portanto ser útil para uma série de doenças que provocam a redução do apetite: por exemplo, para os idosos que sofrem de doenças debilitantes, por serem sedentários e sem apetite.
Fonte: Ansa