Ex-primeiro ministro italiano, o político Massimo D'Alema inaugurou a nova sede do Instituto Norberto Bobbio em São Paulo. O deputado do PD (Partido Democrata) esteve no Brasil a convite do ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para uma conferência no Instituto Rio Branco de Brasília, a escola superior da diplomacia brasileira.
D'Alema foi convidado pelo ex-senador Edoardo Pollastri, atual presidente da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira de São Paulo, a inaugurar a sede do Instituto Norberto Bobbio no histórico Edifício Itália, centro da italianidade paulistana, na presença do filho de Bobbio, Andrea, e do ex-ministro da chancelaria brasileira Celso Lafer, grande especialista do pensador turinês no Brasil.
No seu discurso, D'Alema definiu Bobbio como um "grande mestre, por muitos anos ignorado por toda a esquerda italiana", e lembrou a exaltação da esquerda como valor constante e como função inclusive depois da queda do comunismo.
O Instituto Norberto Bobbio de São Paulo foi fundado em 2008 por iniciativa do presidente da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), Raymundo Magliano, em uma tentativa inédita de aplicar os ideais bobbianos à prática da Bolsa.
Norberto Bobbio, pensador, jurista, filósofo, historiador e político morto em 2004,nasceu em Turim e dedicou sua vida a combater regimes totalitários e já na juventude se filiou a um grupo antifascista. Ensinou ciências políticas até os 75 anos.
D'Alema foi recebido ainda pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), encontrou a comunidade italiana local no Círculo Italiano e deu uma conferência na Fundação Getúlio Vargas, a mais respeitada instituição brasileira de pesquisa econômica.
Fonte: Ansa