As batalhas do Ressurgimento se transformam em vídeo-jogo para aproximar os jovens à história da Unidade da Itália, conforme anúncio da ministra da Juventude, Giorgia Meloni. O citado Ministério "trabalha na produção de um vídeo-jogo, por ocasião das comemorações dos 150 anos da Unidade italiana" disse Meloni no seu discurso de apresentação do Vigamus, o primeiro museu de videogame com sede em Roma.
"Acreditamos que este o museu poderá ser uma ferramenta útil para contar aos jovens italianos que a Itália na qual vivem é a somatória de alguns sacrifícios, e que isto também comporta a necessidade de fazer sacrifícios", disse Meloni.
O videogame, uma das muitas iniciativas pelos 150 anos da unificação – que tem o patrocínio do Ministério da Juventude e do Comitê para as celebrações, contará as batalhas do Ressurgimento, com o objetivo de associar divertimento e conhecimento dos fatos, que levaram à Unidade do país.
"O mundo dos videogames – acrescenta a ministra – é susceptível de generalizações que impedem que seja usado adequadamente, como instrumento cultural e social".
"No mercado atual do entretenimento os videogames fazem a parte do leão, cujo faturamento anual na Itália é de cerca € 1 bilhão. Apesar de sermos um dos países que mais consomem o vídeo-jogo, a produção nacional não ultrapassa os € 30 milhões de faturamento por ano. Isto acontece não porque as empresas produtoras não estejam à altura, mas talvez porque investimos pouco no setor da inovação tecnológica e na tramissão do potencial desta ferramenta", concluiu a ministra.
Fonte: Ansa