A popularidade do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, caiu dois pontos percentuais e chegou a 39%, o nível mais baixo desde 2008, segundo a pesquisa mensal encomendada pelo jornal "La Repubblica".
Na comparação com julho de 2009, a queda da popularidade é ainda mais acentuada. Entre os italianos que se dizem politicamente moderados, a aprovação passou de 43% para 13% em julho deste ano. Já entre os eleitores do premiê, a queda é menor: há um ano, a aprovação era de 86%, e passou para 78% neste mês.
Considerando as divisões territoriais do país europeu, é no sul da Itália e em suas ilhas que Berlusconi encontra seus menores índices de aprovação. Enquanto no ano passado os números eram de 48%, agora somam 37%.
O levantamento mostra também que a confiança no governo caiu. Os que aprovam a administração do primeiro-ministro contabilizam 33% –quatro pontos percentuais a menos do que na última pesquisa, realizada no mês passado.
O estudo reportou ainda que o eleitorado italiano está descontente tanto com os partidos que compõem a base aliada quanto com os de oposição, que não conseguem aproveitar o momento político para se fortalecer.
Cerca de mil italianos foram entrevistados entre os dias 17 e 19 de julho.
Fonte: Ansa