Arte jovem
Fundação Matalon, no centro de Milão, homenageia a arte do futuro. Durante todo o mês de dezembro até o dia sete de janeiro, o museu da instituição abre as portas para a exposição Elogio dell’Arte. A ideia é mostrar aos visitantes as obras de arte realizadas por alunos da categoria Erasmuns – bolsade estudo internacional – inscritos na prestigiosa Accademia di Brera. Os professores irão apresentar os trabalhos de estudantes que vieram de diferentes países e que, distantes do próprio local de origem, se “contaminam” com atradição e os estímulos oferecidos pela cidade de Milão, terreno fértil para a arte, sendo a sede de tantas galerias einstituições privadas.
Cine-panetone
Os italianos não passam um fim de ano sem marcar ponto no cinema. Eles prestigiam, já como tradição natalícia, os filmes que retratam os próprios italianos,fazendo-os rir de si mesmos. Neste ano chegam a mais de mil salas cinematográficas três títulos: “A Natale mi Sposo”, “La Banda dei Babbi Natale” e “Natale inSudafrica”. Nesta época, eles se transformam em campeões de bilheteria. Só para citar um exemplo, “Natal no Rio de Janeiro”, de 2008-09, bateu a marca dos 24 milhões de euros. O risco de um canibalismo cinematográfico, uma espécie de overdose de oferta, existe, mas o público,cansado de um ano marcado pela crise,poderá ter três chances de se dar duas horas de alegria e leveza com esta ou aquela comédia pastelão, como nos velhos e bons tempos populares, dos cinemas enormes e sem cadeira numerada.
Brasil espaçoso
O novo espaço cultural do Instituo Brasil-Itália, o Ibrit, foi aberto em Corso Sempione, 32_B. A ampla sala já serve paracursos de dança e exposições artísticas, além de apresentações de música, estilo um banquinho e um violão. O consulado do Brasil e a administração do Ibrit conseguiram colocar em pé uma estrutura capaz de representar o país na mesma proporção com a qual a sua grandeza ganha cada vezmais atenção da mídia italiana. Agora, o Ibrit conta com a sede no palácio históricode via Clerici, 4, bem no centro da cidade e local dos cursos de língua. Já a outra sede, numa zona nobre de Milão, será mais usadapara os eventos em verde e amarelo. Maiores informações no site: www.ibrit.it
Aula de sorvete
As primeiras nevadas já começaram a cair. Em pleno outono, o inverno deuo ar da graça e deixou uma Milão branca, quebrando os tons de cinza da cidade esalpicando aqui e ali as cores amarelas e vermelhas da meia-estação. Pensando no calor do verão, é hora de aprender afazer o sorvete artesanal italiano, legítimo.E não por acaso, a Universidade de Sorvete, a Carpigiani Univerity Gelato está com as portas abertas para as inscrições ao curso de janeiro que vai selecionar 11 projetos queserão acompanhados de perto pela empresa.Maiores informações no site: www.gelatouniversity.com
Mural de Merini
O aniversário de um ano da morte da grande poetisa de Milão, Alda Merini, chega com a boa notíca da criação de um museu em sua homenagem. Ele vai ser inaugurado no dia 21 de março de 2011, mas os trabalhos de reforma do novo imóvel, emvia Gola, já estão prestes a começar. Uma das novidades do projeto de memória de Alda Merini é o de transportar para o museu uma das paredes da casa onde ela viveu quase todos os seus anos. Elas estão cobertas de frases,versos, poesias, números e recados que juntos formam uma fotografia,um mosaico da alma da poetisa impresso na pintura dos muros. Um mural criado ao longo do tempo que agora poderá ser admirado por todos.