{mosimage}Workshop inédito reuniu profissionais e amadores. Trinta fotos foram selecionadas para uma exposição que acontece este mês em São Paulo
Um workshop de fotografia e cultura italiana que retratou a “Família Italiana em São Paulo”. Este foi o tema do seminário ocorrido nos dias 17 e 18 de setembro como parte dos preparativos para a terceira Settimana Giovane d´Arte e Cultura Italiana a San Paolo, organizada pela comissão de jovens do Comitê dos Italianos no Exterior (Comites), que acontecerá durante entre os dias 17 e 23 de outubro.
Cerca de 80 jovens fotógrafos, entre profissionais e amadores, com idade entre 18 e 39 anos, participaram do evento, que contou com palestras de professores da escola de fotografia FullFrame, colaboradora do projeto. No primeiro dia, os participantes receberam dicas sobre como fotografar melhor e, no seguinte, puderam praticar o que aprenderam em um ensaio fotográfico com 15 famílias italianas.
Para o ensaio, foi montado um estúdio fotográfico no espaço do Arsenal da Esperança — uma ONG que acolhe pessoas carentes e funciona no local da antiga Hospedaria do Imigrante, no bairro da Mooca. No mesmo espaço funciona o Memorial do Imigrante, com registros da imigração no estado de São Paulo.
— A divulgação do workshop foi feita principalmente por meio das redes sociais na internet, a maioria dos fotógrafos inscritos soube do evento por meio do Facebook e do Twitter. Já as famílias fotografadas foram convidadas pelo Comites — explicou o organizador do evento, Danilo Pericoli.
Foi o caso de Dourival Mielotti e Olga Collella, casal de origem italiana que já participou de outros eventos organizados pela comissão de jovens.
— Fui ao evento sem saber bem o que esperar e, para minha surpresa, fomos fotografados por dezenas de fotógrafos. Foi uma experiência muito interessante, principalmente porque pudemos conhecer o trabalho maravilhoso da ONG Arsenal da Esperança — disse Mielotti.
Os fotógrafos participantes também gostaram de conhecer o trabalho da ONG.
— Entre os retratos das famílias e a visita guiada pelo Arsenal, fiz mais de cem imagens — disse Jamily Passarelli, fotógrafa amadora. — Eram poucas famílias, mas todos foram bastante gentis e conseguimos fazer muitos retratos. Acabei até fazendo amizade com pessoas de uma das famílias.
Exposição e prêmios
Entre os retratos feitos durante o evento, 30 foram selecionados para uma exposição, que ocorrerá durante a terceira Settimana Giovane d´Arte e Cultura Italiana a San Paolo. A abertura acontecerá no dia 14 de outubro, na sede do Circolo Italiano de São Paulo. Depois disso, as fotos serão expostas simultaneamente nas lojas da Livraria Cultura, nos shoppings Market Place e Villa-Lobos, em São Paulo, e devem passar por outros espaços culturais.
Um júri composto por fotógrafos profissionais e representantes do consulado da Itália e de associações italianas irá eleger as três melhores fotografias, que ganharão prêmios. O autor do melhor retrato será premiado com uma passagem de ida e volta para a Itália.
É a segunda vez que a comissão de jovens do Comites organiza o workshop de fotografia. No ano passado, o tema dos trabalhos foi Uma Itália Paulista, e as melhores imagens também receberam prêmios. Para o próximo ano, Pericoli informou que o Comites pretende expandir a exposição de fotografias para cidades do interior que têm grande presença italiana.