Os líderes dos países que vão participar do encontro do G8 em Camp David nos próximos dois dias realizaram um encontro por videoconferência em que concordaram que as medidas de rigor e crescimento são ambas necessárias.
De acordo com o Steffen Seibert, porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, houve um acordo de que as duas vertentes "não estão em conflito, mas são ambas necessárias".
Fontes dos governos italiano e francês confirmaram o conteúdo da conversa e indicaram que houve uma "ampla convergência" entre os chefes de Governo e Estado reunidos virtualmente nesta quinta-feira.
Além de Merkel, participaram da videoconferência o primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, o presidente da França, François Hollande, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, o presidente do Conselho Europeu, Heman Van Rompuy, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.
Amanhã, todos eles se dirigirão para Camp David para participar do 38º encontro do G8, o primeiro sob a presidência dos Estados Unidos desde 2004. Também participam do encontro o primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, do Canadá, Stephen Harper, e da Rússia, Dmitri Medvedev, além da alta representante da Política Exterior da União Europeia (UE), Catherine Ashton. (ANSA)