Milano acústica
Um grupo de seis agitadores culturais multidisciplinares percorre a cidade em busca dos músicos de rua. O projeto Milano Acoustics (www.milanoacoustics.com) encontra e grava os artistas nas esquinas, nas praças, nos parques públicos, dentro de casa. Ali mesmo a turma gira um videoclip e joga na rede. O que pescar é peixe. Ideia original que junta a fome com a vontade de comer, dos produtores e artistas, além de dar aos “videouvintes” um panorama da música acústica milanesa.
Bases da fundação
O que os nomes de famosos arquitetos e designers como Franco Albini, Achille Castiglione, Vico Magistretti, Aldo Rossi e Pietro Portaluppi possuem em comum, além de terem escrito páginas memoráveis de suas profissões? Todos eles se tornaram fundações que sobrevivem graças ao legado e à memória destes artistas criativos da régua e do compasso. Para quem gosta de design, eis alguns endereços que difundem ideias e obras-primas destes pioneiros do desenho industrial:
www.fondazionefrancoalbino.com
www.achillecastiglioni.it
www.fondazionealdorossi.org
www.vicomagistretti.it
www.portaluppi.org
Novos pobres
O outro lado da moeda é o empobrecimento acelerado da população geral. Segundo o maior sindicato italiano, a Cgil, os aumentos ligados à manutenção da casa própria, o principal porto seguro da sociedade, são insustentáveis para cerca de três milhões de famílias. Nos últimos cinco anos, 150 famílias perderam a casa própria ou alugada devido ao atraso nos pagamentos. Outras 300 mil famílias italianas estão indo pelo mesmo caminho. Um aumento de cem por cento.
Renda concentrada 1
A economia de Brescia supera as reservas de toda a região da Ligúria. E na atual recessão, a poupança das famílias mais ricas da Itália aumentou em 2%, enquanto o PIB de 2012 diminuiu em 2,4%. Somente na cidade lombarda de Varese, existem 11 mil famílias com um capital acumulado de 18 bilhões de euros, equivalente ao dos patrimônios privados, juntos, das regiões de Abruzzo, Molise e Calábria. Sem comentários quanto ao patrimônio estimado no exterior, em paraísos fiscais.
Renda concentrada 2
Na Itália, vivem 7.869 famílias com mais de dez milhões de euros, e outras 164.781 com valores entre 1 e 5 milhões. Na cidade lombarda de Lecco, 4.900 famílias têm uma riqueza igual à de toda a Sardenha. Resumo segundo a análise de Prometeia: 606 famílias com mais de 500 mil euros “controlam” 897 bilhões de euros — mais da metade do PIB italiano. Os grandes patrimônios concentram-se no Piemonte, na Lombardia, na Emília-Romanha e no Vêneto. A Lombardia lidera com 267.050 milhões de euros.