Os fatos entre Brasil e Itália de 1994 a 2014 reforçam o papel de Comunitá como interlocutora da comunidade ítalo-brasileira
Desde 1994, ano da nossa fundação, proporcionamos aos leitores um panorama das intensas relações entre dois gigantes, Brasil e Itália. Nessa tarefa jornalística diária é impossível domar o tempo, e o desafio é torná-lo um aliado. Sabemos que as emoções extrapolam o próprio tempo e, como diz a canção de Aldir Blanc e Cristovão Bastos, imortalizada na voz de Nana Caymmi, ele adormece as nossas paixões, mas nós as despertamos. Quem, entre italianos e brasileiros, não se lembra da final da Copa de 1994? Quantos riram e quantos choraram? O tempo passa, mas as emoções podem ser revisitadas nos mais diferentes momentos. Este é o objetivo do trabalho apresentado a seguir por nossa equipe. Nas próximas páginas, você poderá viajar em fatos históricos que pareciam esquecidos no tempo e certamente vai se lembrar de como aquele momento marcou a sua própria vida — ao ponto de quase revivê-lo.
E não só. Você, leitor, vai conferir um breve panorama de duas décadas das relações entre dois países que se complementam. De eventos como a morte do ítalo-brasileiro Ayrton Senna, que gerou uma inédita comoção nacional em torno de um esportista, à primeira visita de um presidente da Itália após três décadas, recebido por uma comunidade ávida e emocionada por encontrá-lo em um país que abriga mais de 30 milhões de descendentes; exposições históricas que trouxeram pela primeira vez obras-primas de Caravaggio e Da Vinci; passando por fatos polêmicos, como os casos de Salvatore Cacciola e Cesare Battisti — enfim, tudo o que concorreu para tornar ainda mais intensa a relação entre as duas nações.
Além disso, a chegada e a expansão em território brasileiro de gigantes industriais italianas dão um pouco a dimensão dos intercâmbios econômicos, que é feito também de pequenas e médias empresas.
O tempo mostra ainda que a relação Brasil-Itália evoluiu a ponto de se agigantar ao longo dessas últimas décadas e nós acompanhamos tal evolução — demarcada pelo súbito avanço tecnológico e o uso maciço da internet, que deu um novo impulso no mundo dos negócios e da própria diplomacia. Visitas oficiais e não oficiais, reuniões entre diplomatas, missões empresariais, parcerias de instituições em torno de projetos sociais, acordos de cooperação científica, patrocínios, seminários, espetáculos de dança e música, festivais de cultura, exposições, eventos gastronômicos, torneios esportivos e o próprio turismo se multiplicam ano após ano e a nossa equipe se esforça para levar até os leitores as notícias mais frescas para a comunità italiana, formada não apenas por italianos sanguinis, mas sobretudo pelos incontáveis amantes brasileiros da cultura do Belpaese.
A timeline se divide em três: uma linha brasileira, com os principais acontecimentos ocorridos no Brasil; uma linha ítalo-brasileira, com fatos que marcaram as relações entre os dois países; e uma linha com os principais acontecimentos registrados na Itália. Toda a cronologia engloba o período que vai de março de 1994 — mês da primeira edição de Comunità — a março de 2014.