Após o Vêneto, região do norte da Itália onde ficam cidades como Veneza e Verona, realizar um referendo separatista online, a vizinha Lombardia pode dar um passo adiante. O secretário-geral do partido de centro-direita Liga Norte, Matteo Salvini, prometeu propor em breve um plebiscito oficial para votar sua independência.
“Nós faremos um referendo de independência na Lombardia, e será oficial. Barcelona, a cidade mais jovem e cosmopolita do mundo, vai votar em novembro sua independência da Espanha. Não é um passo para trás, é um passo à frente”, declarou. A legenda radical é uma das principais forças políticas da região, que tem Milão como sua capital.
No Vêneto, o referendo não-oficial atraiu cerca de 2,3 milhões de eleitores (de um total de 3,7 milhões possíveis), dos quais 2,1 milhões votaram pela sua separação da Itália, segundo os organizadores da iniciativa. Nas duas regiões, que equivalem aos estados brasileiros, seus dirigentes dizem que pagam impostos demais a Roma e não vêem nenhum retorno. (ANSA)