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Mais Zegna

16 de junho de 2014 - Por Comunità Italiana
Mais Zegna

Mais ZegnaGildo Zegna, CEO da grife líder mundial em vestuário masculino de luxo, compartilhou os segredos do sucesso no varejo em evento em São Paulo

Com lágrimas nos olhos e voz rouca, Gildo Zegna emocionou-se ao apresentar a história da marca Ermenegildo Zegna, referência em vestuário e acessórios masculinos de luxo, fundada por seu avô em Trivero, no Piemonte. Diante de um público de 650 pessoas, o empresário mostrou os desafios e o papel do Brasil nos negócios da empresa que, com 104 anos de existência, fatura por ano mais de um bilhão de euros.
O aprendizado de gerações da família foi revelado durante a 10ª edição do Fórum HSM Family Business, Novas Estratégias para Perpetuação dos Negócios Familiares, em maio, na capital paulista. Fundado em 1910, o Ermenegildo Zegna Group conta com 543 lojas espalhadas em mais de cem países e é referência não somente em moda, mas também em gestão.
— A visão, o espírito pioneiro e a disciplina do meu avô, aliados ao forte valor familiar, foram responsáveis pelo fortalecimento da marca, que surgiu em uma vila e, posteriormente, ofereceu possibilidades de trabalho para milhares de pessoas — disse o executivo, vice-presidente da Câmara Nacional da Moda Italiana e formado em economia pela University of London.
O diferencial da grife começou com a busca por produtos qualificados, contou Zegna.
 — Buscamos no mundo o melhor material. Importamos lã da Austrália, seda da China e materiais de países como Mongólia, África do Sul e Peru. Somos mais exclusivos e, por isso, temos alguns troféus, como o Vellus Aureum, criado pela artista americana Kiki Smith para premiar os esforços realizados para a obtenção das fibras de lã.
A internacionalização foi fundamental para a consolidação do grupo: a primeira loja no exterior foi inaugurada em Beijing, na China, em 1991. Seis anos depois, a grife chegou ao Brasil, com um estabelecimento em São Paulo. Atualmente, conta com lojas no Rio e em Curitiba, mas as peças continuam a ser produzidas na Europa, especialmente na Itália e na Suíça.
O executivo apresentou pesquisas da consultoria Bain & Company, que considera o Brasil um mercado emergente, com tendência à expansão no segmento de luxo. De acordo com os analistas, o faturamento do setor de luxo mundial deve crescer 50% mais rápido do que o PIB global, com uma expectativa de 6% na média anual até 2015, quebrando a barreira dos € 250 bilhões em vendas. Entre os artigos de luxo mais procurados no mundo, estão produtos sem logotipo e com materiais de alta qualidade, como vestuário, artigos de couro e acessórios.
Para Zegna, buscar presença em mercados em ascensão, como o Brasil, está entre as estratégias da marca. Segundo o CEO, outro aspecto importante para as vendas é a diversificação dos negócios.
— Atualmente, 53% do total das compras de luxo passa, de alguma forma, por canais online. São 7% delas diretamente online e 8% compras online, após a experimentação do produto nas lojas. Do total, 38% acontecem em uma loja, após as pessoas escolherem online — enumerou.
Ele ainda citou as parcerias com marcas famosas como a Maserati, partner na produção limitada de carros e barcos, com seda e design exclusivo da Zegna.
— O luxo está relacionado à experiência. Nós nos importamos mais com os consumidores do que com o mercado. Por conta disso, focamos na necessidade do cliente e variamos a distribuição por meio de licenciados, acessórios e franquias. Nos negócios, não podemos fazer nada sozinhos, precisamos de um bom grupo. Precisamos continuar focados e saber que a tecnologia faz parte dos negócios. Cada geração deve fazer uma contribuição, por isso, temos que evitar o individualismo — finalizou.  

Responsabilidade socioambiental
Desde 2000, a Fundação Zegna auxilia famílias carentes com projetos de pesquisas sobre energias sustentáveis e bolsas de estudo para jovens talentos estudarem fora do país e voltarem à Itália com contribuição científica. Em 2012, o grupo lançou o ZegnArt, com foco na colaboração internacional no campo das artes visuais. Em primeira mão, o CEO anunciou que os Zegna apresentarão uma ação cultural na Bienal de São Paulo deste ano (de 22 a 31 de agosto), com instalações artísticas e intercâmbios entre profissionais.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.