Fabricantes de bebidas, supermercados, companhias telefônicas, loterias e até os correios pegam carona na Copa e na dupla paixão de milhões de italianos: o futebol e o sonho de conhecer o Brasil
A “febre brasileira” contagia a Itália. O Brasil sempre foi um dos destinos mais desejados e amados pelos italianos, que sonham com as praias “verdes e amarelas”, em visitar as localidades encantadoras e em se deixarem contagiar pela proverbial alegria e vontade de viver do povo brasileiro. Se acrescentamos que o país, a partir deste mês, hospeda a Copo do Mundo — ou seja, uma das artes mais sagradas para o povo italiano — é fácil imaginar como qualquer pessoa, das regiões da Itália, está disposta a dar qualquer coisa em troca de um bilhete aéreo Roma-Rio. As grandes raposas do marketing italiano sabem bem disso: não perderam a ocasião para promover pequenas e grandes propagandas, através de concursos e iniciativas ligadas ao Brasil e à Copa. De Milão a Palermo, supermercados, lojas e centros comerciais estão cobertos de anúncios publicitários que anunciam dezenas e dezenas de produtos, pertencentes a diferentes categorias mercadológicas e rigorosamente associados ao símbolo da bandeira verde, com um grande losango amarelo no centro e o círculo estrelado no meio. “Vinci il Brasile”, “Vola in Brasile”, “Conquista il Brasile”: televisões, jornais e sites repetem como um mantra as propostas do mesmo tipo, confeccionadas de mil maneiras diferentes.
No primeiro lugar da fila, a Coca-Cola desenvolveu uma iniciativa em cooperação com diversos circuitos das grandes distribuições: basta comprar um produto da marca nos pontos de venda do Lidl e do Carrefour e inserir os dados da nota em um site especial para concorrer a dois ingressos para as oitavas de final, que acontecem em julho, em Salvador, mais dois bilhetes aéreos de ida e volta e três noites num quarto duplo ou de casal.
Não poderia faltar o apelo da Ferrero, a ponta do diamante da indústria de doces italiana. As modalidades do concurso são quase idênticas: basta comprar um produto Kinder ou Ferrero, inserir os dados no site indicado e se tem o direito de participar do sorteio de uma viagem para cinco pessoas, num valor total de 50 mil euros, que prevê a viagem aérea, quatro noites em Natal e duas em Angra dos Reis, com tratamento all inclusive, com guia em italiano, excursões e seguro médico. Na praça, também está o universo da cerveja, que pisca o olho para tantos torcedores italianos amantes das “loiras geladas”. A Peroni sorteia numerosos prêmios. É possível vencer inserindo os códigos que se encontram nas tampas das garrafas e respondendo a um quiz. O prêmio mais desejado, nem precisa dizer, é uma viagem para o Brasil, disponível somente para um casal de vencedores sortudos, que terão direito a sete noites em um hotel quatro estrelas em Natal.
No site italiano da cerveja alemã Beck’s, corre uma contagem regressiva para o início do Mundial. “Beck’s te faz vencer um sonho”, é o nome do concurso que sorteia três pacotes vip para duas pessoas. Cada um inclui as despesas para assistir à final do dia 13 de julho, os bilhetes aéreos para o Brasil e uma semana em um hotel cinco estrelas no Rio.
O desejo brasileiro, naturalmente, está na linha de frente da imprensa esportiva: La Gazzeta dello Sport e Il Corriere dello Sport, os principais jornais do setor, sorteiam viagem e entradas para as partidas do Mundial em cooperação com Continental e Ip. A transmissora televisiva Sky, que na Itália transmitirá a competição, presenteará duas pessoas com uma viagem ao Brasil e dois ingressos para uma partida. A “vontade de Brasil”, de qualquer forma, não conhece limites e categorias. Por fim, Poste Italiane (os correios italianos) entrou em campo com o concurso “Vola in rete”: três casais, sorteados aleatoriamente entre os participantes que fizeram compras com o cartão de crédito PostePay, ganham viagens e ingressos para as partidas. A agência de apostas Lottomatica apostou num mecanismo engenhoso, com “Ready to Brazil”: ao se registrar no site e se efetuar uma primeira aposta, se entra na disputa. Para cada aposta, em um evento na modalidade Live, se ganham dois pontos, que serão dobras no caso em que a aposta é vencedora. A classificação, no final das apostas, premiará os jogadores mais fiéis e capazes com três noites na América do Sul e ingressos.
Já a companhia telefônica Tre presenteia uma viagem para o Brasil a quem baixar seu aplicativo Diretta Calcio, adivinhar o resultado de uma partida do campeonato da série A e tiver a sorte de ser sorteado. O grupo Fiat escolheu a fórmula do quiz para premiar: se faz o registro no site, se responde a uma série de perguntas sobre futebol, prestando atenção à ampulheta, e se entra na classificação. Entre os primeiros cem classificados, serão sorteados três pacotes de viagem com destinos diversos: um casal passará uma semana em Manaus para assistir a Itália x Inglaterra, um outro em Recife para ver Itália x Costa Rica, e o terceiro vai a Natal, onde jogam Itália e Uruguai. Para deixar ainda mais emocionante a viagem, há a possibilidade de conhecer a Casa Azzurri, o quartel general do time de Prandelli, nas várias localidades onde a Itália joga.
Generali escolhe ex-técnico Arrigo Sacchi como garoto-propaganda
O grupo de seguros Generali escolheu o ex-técnico da seleção, Arrigo Sacchi, como garoto-propaganda do concurso “Gioca e Vinci il Brasile”. A lista é infinita: o Mundial brasileiro desperta o apetite de Simmenthal, Aia, Patatine Pai e Bistefani, delicia o paladar da Amaro Lucano e do Caffè Segafredo Zanetti, e não deixa indiferentes as grandes marcas internacionais. A Sony, por exemplo, sorteia aos torcedores que comprarem os seus smartphones um pacote para a final no Maracanã; a Playstation presenteia o mesmo sonho a quem compra seus consoles; a Hyundai entrega um cartão-postal para participar do sorteio de uma viagem para o Brasil, a quem faz um test drive; a Johnson’s envia de férias à América do Sul aquele que, depois de ter baixado o aplicativo para smartphone Gioca in Casa, tenha enviado o vídeo-resposta mais original, irônico e apreciado pelo público a uma das perguntas que serão feitas.
Outras grandes marcas presenteiam o sonho brasileiro, a exemplo de Fructis Garnier, Original Marines, Listerine, Indesit e Clear, enquanto a companhia aérea Lufthansa preferiu ir em direção às redes sociais, dirigindo-se a uma plateia global com o concurso Colours of Passion: deve-se entrar na página da frota alemã no Facebook, clicar em “curtir” e preencher com as cores do time do coração as silhuetas de um dos aviões da Lufthansa. A febre verde e amarela não economiza nem mesmo as redes do grande varejo: hipermercados, redes de franquia e outlets atraem clientes com viagens para o Brasil. O Cilento Outlet Village, por exemplo, reserva aos titulares dos cartões de fidelidade que fazem uma compra de pelo menos 20 euros, a possibilidade de ganhar dois bilhetes aéreos e muitos outros ingressos para assistir à partida Itália x Costa Rica. O shopping center Vulcano Buono, em Nola, propõe um sistema similar e distribui vários gadgets da seleção italiana como prêmios de consolação. Fórmulas parecidas foram adotadas pelo Fashion District de Molfetta, pelo Outlet Village de Valmontone e pelo circuito de perfumarias Ethos. Vistas as premissas, mais do que nunca é preciso jurar que o Brasil será invadido por turistas italianos, que compartilham tanto a paixão pelo país latino-americano quanto a esperança de viver um sonho mundial juntamente com os meninos de Prandelli.