Mais de 400 mil pessoas já se inscreveram para participar da manifestação pela soberania da Catalunha que será realizada no centro de Barcelona em 11 de setembro. A data marca o dia da festa nacional dessa região autônoma espanhola, onde há um forte movimento independentista.
“Queremos que seja o maior ato da história”, declarou Carme Forcadell, presidente da Assembleia Nacional Catalã, uma das organizações que convocou o protesto. A passeata terá também cerca de mil urnas simbólicas para representar a vontade dos participantes de votar um referendo pela independência anunciado pelo presidente da Catalunha, Artur Mas, para o dia 9 de novembro. A consulta é considerada ilegal pelo governo da Espanha.
Os manifestantes estão sendo chamados a formar um “V” (de “votar” e “vitória”) em duas das principais avenidas de Barcelona, a Diagonal e a Gran Vía. Para garantir o sucesso do mosaico, os organizadores estimam que é necessária a presença de 750 mil pessoas.
Como resposta, o movimento “Libres e Iguales” (“Livres e Iguais”) convocou, também para 11 de setembro, um ato em Madri contra o desejo de soberania catalão. (ANSA)