Empresa italiana que nasceu em uma garagem da Emília-Romanha é escolhida pela sexta vez como fornecedora olímpica de aparelhos de ginástica
A Itália já está no pódio dos Jogos Olímpicos do Rio. Pela sexta vez consecutiva — depois de Sydney 2000, Atenas 2004, Turim 2006, Pequim 2008 e Londres 2012 — a Technogym foi escolhida como fornecedora oficial exclusiva dos aparelhos de ginástica para todos os centros de preparação física do evento. A medalha ao mérito é pela alta tecnologia dos aparelhos, fruto de detalhados estudos científicos, e principalmente por aplicar a filosofia do bem-estar humano através do movimento físico. A empresa está empenhada também com o social e irá doar aparelhos de ginástica para escolas cariocas em comunidades carentes.
— Durante a preparação para as Olimpíadas, cada um dos atletas do mundo inteiro acumulará pontos treinando nos aparelhos Technogym. Eles poderão doar estes pontos para uma boa causa: a educação e a saúde das crianças através do movimento. Quanto maior a quantidade de pontos, maior será a doação — explicou à Comunità Enrico Mararesi, o responsável pelas relações públicas e mídia da Technogym.
Segundo o estudo sobre a evolução mundial do mercado do fitness, feito pela IHRSA (International Health, Racquet & Sportsclub Association), o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de academias: eram 23.398 em 2013, atrás somente dos Estados Unidos, que registraram a marca de 30.500 no mesmo ano.
O fundador e presidente da empresa, Nerio Alessandri, acredita que é importante para os brasileiros manter o bem-estar mental e físico. Ele considera a capital fluminense um exemplo.
— Além das diversas academias espalhadas em todo o Brasil, as pessoas também fazem ginástica ao ar livre, como na orla do Rio de Janeiro. Muitos brasileiros abraçam a cultura do wellness, que é um equilíbrio entre corpo e mente através do movimento físico e da saúde — afirma Alessandri.
Segundo ele, obter o reconhecimento de empresa fornecedora oficial dos Jogos Olímpicos pela sexta vez é uma vitória para toda a equipe da Technogym, além de representar uma importante referência no mercado para o nível de inovação e qualidade dos seus produtos.
— O Rio 2016 também é uma oportunidade social única para promover o wellness no Brasil e em toda a América do Sul, e para aumentar a quantidade de pessoas interessadas em fazer do exercício físico uma prática diária e regular.
No Rio, a Technogym irá fornecer uma gama de mil equipamentos, além de serviços para o centro de preparação física principal (cerca de 2 mil metros quadrados), na Vila Olímpica, na Barra da Tijuca. Os aparelhos estão disponíveis para todos os atletas participantes dos Jogos. A empresa também vai equipar 15 centros especialmente projetados para que os esportistas de várias modalidades possam se aquecer nos locais de competição.
Plataforma digital de treinamento personalizada
Cada um dos 10.500 atletas representantes de 204 países poderá instalar a plataforma digital Mywellness cloud. Trata-se de uma tecnologia que permite a cada esportista se conectar ao próprio programa de treinamento pessoal — diretamente sobre os aparelhos e com dispositivos móveis personalizados. Além disso, a Technogym irá fornecer uma equipe de 50 instrutores profissionais para gerenciar os centros, apoiar os atletas e oferecer todos os serviços relacionados (layout das academias, instalações e assistência técnica).
De Gatteo para o mundo aos 22 anos
O presidente da Technogym, Nerio Alessandri, atualmente é considerado um os maiores self-made man contemporâneos da Itália. Em 1983, quando tinha apenas 22 anos, construiu o primeiro aparelho de ginástica na própria garagem. Ele nasceu em Gatteo, na província de Cesena, na região da Emília-Romanha, uma das áreas mais industrializadas da Itália. Sua família era composta por operários e simples funcionários sem nenhuma vocação empresarial. Hoje, é líder mundial no fornecimento de produtos, serviços e soluções para o fitness e o bem-estar. A empresa emprega cerca de 2.200 funcionários, dos quais metade na sede em Cesena, e também nas 14 filiais espalhadas pela Europa, Estados Unidos, Ásia, Oriente Médio, Austrália e América do Sul. Eles exportam 90% dos seus produtos para mais de 100 países, equipando 65 mil centros de bem-estar e mais de 100 mil casas em todo o mundo.