Os painéis esculpidos pelos italianos Lorenzo Ghiberti e Filippo Brunelleschi em 1401 para a porta do Batistério do Duomo de Florença serão expostos no Palácio Borromeo, sede da embaixada italiana junto à Santa Sé, em comemoração aos 80 anos da criação do Estado do Vaticano.
As obras, que nunca saíram do Museu Nacional de Bargello e que são consideradas o início do Renascimento, serão expostas durante as festividades de 18 de fevereiro, que devem contar também com a presença do presidente da Itália, Giorgio Napolitano, do primeiro-ministro do país Silvio Berlusconi e do secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone.
A iniciativa de exibir os painéis representa "a importância que a Itália atribui à relação com a Santa Sé", afirmou a Embaixada italiana.
Na ocasião, que comemora os 80 anos da assinatura do Pacto de Latrão e os 25 anos do Acordo de Modificação da Concordata, os presentes receberão um livro sobre o tema, editado pela Umberto Allemandi.
O volume possui dois prefácios, escritos pelo ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini; e pelo ministro da Cultura do país, Sandro Bondi.
Fonte: Ansa