Perto de deixar o cargo, o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, realizou nesta segunda-feira (22) a tradicional videoconferência do chefe de Estado com os soldados do país que atuam no exterior e deu sua última saudação aos militares italianos.
“Hoje é a minha última ocasião para dizer que não há nenhuma estrutura do Estado que soube se transformar como as Forças Armadas”, declarou Napolitano, bastante comovido. Além de presidente, ele também é o líder do Conselho Supremo de Defesa.
O mandatário ainda conversou nesta segunda com a astronauta Samantha Cristoforetti, que em novembro se tornou a primeira italiana a ultrapassar as fronteiras da Terra. “Estou certo de que essa sua participação extraordinária na missão espacial dará um incentivo para entendermos o quanto é importante nos empenharmos na tecnologia e na pesquisa espacial”, disse Napolitano.
Atualmente, Cristoforetti está na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), onde deve ficar pelos próximos cinco meses.
Demissão
Apesar de ainda faltar uma confirmação oficial, é dado como certo que Napolitano, de 89 anos, confirmará sua renúncia no dia 31 de dezembro, durante o discurso de final de ano. Ele assumiu o cargo em 2006. (ANSA)