Ao aliar portabilidade e design, engenheiro de Salerno cria uma bicicleta dobrável sem raios, que confirma a tradição do made in Italy
Cada vez mais as pessoas optam pela bicicleta como meio de transporte nas grandes cidades. Essa busca, além de ser sustentável e reduzir a poluição e o trânsito, é prazerosa. Porém, tem como desvantagem a necessidade de ser transportada em metrôs ou guardada em pequenos apartamentos.
Pensando nisso, o engenheiro italiano Gianluca Sada desenvolveu a Sada Bike, uma bicicleta funcional, feita em alumínio, com rodas de aro 26, sem raios e com quadro flexível que se dobra a partir de um simples toque. Depois de dobrada, fica do tamanho de um guarda-chuva, podendo ser facilmente carregada ou guardada. O design inovador uniu conforto e ergonomia: quando dobrada, seu tamanho é consideravelmente menor em relação às outras bicicletas convencionais dobráveis de rodas com aro 16 ou 20.
Natural de Battipaglia, na província de Salerno, o engenheiro formado pelo Politécnico de Turim, mora na capital do Piemonte com a família. Quando estava por terminar a faculdade de engenharia mecânica, apresentou como objeto de estudo a bicicleta sem aro.
— A ideia nasceu por acaso quando pensei na brincadeira das crianças com bastão e aros. Todo o projeto partiu do inovador conceito de eliminar os raios. Em seguida, os estudos de engenharia me permitiram modificar e finalizar a ideia, até registrar a patente e apresentá-la como tese de graduação. — explicou à Comunitá.
O projeto proporcionou ao jovem diversos prêmios e reconhecimentos, como o Idea-To 2010, realizado pela Ordem dos Engenheiros e do Politécnico de Turim, pelo qual ficou em 1° lugar em tese de graduação de caráter inovador. O engenheiro também foi selecionado entre os 200 jovens no Festival Giovani Talenti, do Ministério da Juventude, pelo qual a Sada Bike foi escolhida como 10ª start-up de 2014, no concurso realizado pela MIA, Macchianera Italian Awards.
Sistema que desconecta a borda dianteira permite ser dobrada com “a pegada de um guarda-chuva”
O sistema de ancoragem das rodas de aro 26 conta com o suporte de duas outras rodas menores, apoiadas por uma armação e por dispositivos específicos de fixação rápida, o que possibilita dobrar a bicicleta sem nenhuma dificuldade.
— O sistema de dobragem tem um ponto de apoio que permite fechar de modo tão compacto quanto uma pegada semelhante a um guarda-chuva — explica Gianluca Sada.
A bicicleta é facilmente dobrada, uma vez que a borda dianteira é desconectada com um único movimento, forçando o selim. A antecipação do eixo da sela faz com que bicicleta dobre automaticamente em alguns segundos, graças a um sistema de guias e rodas dentadas.
A implementação do projeto, para chegar ao protótipo atual, foi apoiado em um estudo da Battipaglia Technodesign. O protótipo foi realizado em Ergal, uma liga de alumínio, através de usinagem para remoção de arestas, com máquinas de controle numérico realizado graças à colaboração do Studio Battipaglia Techno Design. A construção de todos os seus componentes requer a aplicação de materiais e técnicas de produção específicas, que dificilmente estariam disponíveis nos meios de produção de bicicletas comuns.
O design inclui um case que vira mochila, cuja estrutura são as rodas sem raio
O design é totalmente focado na portabilidade e na economia de espaço. O veículo possui um case especial que se transforma em uma mochila, o que possibilita carregar a bicicleta. A mochila possui uma alça central que permite expansão no modo trolley: assim, as rodas possuem dupla função ao atuarem como elemento estrutural. As rodas sem raio, além de atuarem como estrutura da mochila, também possibilitam o aproveitamento de seu espaço interno para carregar livros, roupas ou até mesmo um notebook.
— É um produto “transversal” que une as necessidades dos fãs de design, funcionalidade e conforto. Une todos os que querem locomover-se especialmente na cidade e usar os meios de transporte público sem o incômodo de transportar bicicletas dobráveis volumosas. E oferece a possibilidade de levar a bicicleta dobrada com a conveniência de uma grande mochila em uma única bagagem — enumera o inventor.
A ausência de raios pode despertar dúvidas quanto à sua durabilidade. Rodas de bicicleta normalmente obtêm força a partir da tensão nos raios. Removê-los significa que a força deve ser colocada diretamente para a roda. Essa redistribuição de força acrescenta massas de peso na parte exterior da roda, o que poderia prejudicar a durabilidade do projeto. O engenheiro, no entanto, garante que a falta de raios de fato não prejudica a durabilidade.
— A característica da total ausência de aros precisou de estudos meticulosos, além de atenção ao projeto da seção do aro. Graças a isso, o produto garante solidez e estabilidade, tanto do ponto de vista dinâmico quanto em percursos acidentados ou em caso de eventuais desgastes — ressalta.
O sistema de mudança de velocidade está localizado na coroa do pedal, o que lhe permite alterar a velocidade em 2,5 vezes. Sem cabos ou controles no guidão, a mudança de marcha é feita quando o usuário pressiona um pequeno botão com os pés. A corrente transmite o movimento para a roda inferior, que transfere o torque para a roda traseira.
Para a produção em série do seu invento, Gianluca firmou um acordo com Giovanni Tonno, engenheiro da Fomt Spade Turim, uma fábrica que atua no setor automotivo, especializada no trabalho com materiais especiais, ligas leves e mecânica de precisão.
A Sada Bike estará à venda em breve, após últimos ajustes, promete Gianluca, que, junto com seu sócio, ainda estão avaliando o mercado, em especial a internet como canal de vendas, devido à significativa demanda do produto em vários países do mundo. Ainda não há um preço fixado para a Sada Bike, definida pelo seu criador como um produto premium, estudado e concebido para usuários de forte personalidade e para os amantes do design.
— A nós, mais que o custo, nos dá prazer falar do valor de um autêntico estilo made in Italy — finaliza o jovem engenheiro.