Pelas duas últimas pesquisas divulgadas pelo SPC-Brasil, a pedido da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, primeiro, existem 57 milhões de inadimplentes, ou seja, os que estão com as contas atrasadas há mais de três meses. Segundo, que 45% deles, o que dá 25,65 milhões, garantem que estão sem condições de fazer qualquer pagamento de contas em atraso pelo menos nos próximos três meses. Terceiro, o mais grave, que 90% deles pertencem à Classe C, a mais pobre entre as consideradas classes médias da população brasileira.
Por isso, o Em Conta desta quinta-feira (20) se concentra neste nível muito alto de inadimplência, procurando suas causas, que vão do aumento do desemprego e de descontrole financeiro, muitas vezes levado por situações como, por exemplo, pela confessada ansiedade (28%), ou até mesmo por baixa auto-estima e desilusão amorosa. Outro detalhe preocupante: 47% admitem que já tiveram seus nomes incluídos na “lista suja” mais de duas vezes.
Acompanhe o assunto, considerado preocupante, em especial na Classe C, e o que isto provoca na economia, de um modo em geral, porque o comércio está vendendo menos e não está renovando o estoque, fazendo com que a indústria diminua a produção. Segundo o convidado da nossa Entrevista de Valor, para dar uma geral no assunto, o diretor-financeiro do SPC-Brasil, Flávio Borges, “não existe esperança disso melhorar antes do segundo semestre do ano que vem (2016)”.
Confira a pesquisa completa no site do SPC Brasil, clicando aqui.
O Trocando em Miúdo de hoje também está dentro do tema da inadimplência e os milhões que declaram a temida frase para quem tem a receber :”Devo, não nego, pago quando puder”.
O Em Conta– A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões. (EBC)