São Paulo se prepara para repetir o sucesso da Settimana della Cucina Regionale Italiana, que entra em sua quarta edição
No próximo mês, a capital paulista terá mais um motivo para ostentar o título de capital gastronômica do Brasil. Entre os dias 24 a 31 de outubro, 20 renomados restaurantes da cidade vão receber chefs italianos convocados especialmente para a 4ª Settimana della Cucina Regionale Italiana. Durante o período, eles vão criar menus exclusivos em homenagem a cada uma das 20 regiões italianas.
A Settimana surgiu como uma forma de apresentar os produtos italianos de qualidade, o componente artesanal e a sua história, assim como da região de proveniência. O evento representa uma oportunidade única de conhecer a riqueza de sabores e as particularidades culinárias do país, e é um convite para experimentar famosos pratos por preços acessíveis, preparados por famosos chefs brasileiros e italianos, como Roberto Cerea, do Da Vittorio, premiado com três estrelas Michelin; Pasquale Palamaro, do Indaco; e Sebastiano Lombardi, do Il Pellicano, detentores de uma estrela no guia Michelin. Também estarão presentes Giovanni Guarneri, do Don Camillo, premiado no importante guia italiano Gambero Rosso.
O diretor do ICE de São Paulo, a agência italiana para o comércio exterior, Federico Balmas, revela como se deu a escolha dos restaurantes da cidade, conhecida pelo grande número de estabelecimentos italianos.
— Os restaurantes que participam da iniciativa são selecionados com base em uma avaliação da Accademia Italiana della Cucina, baseada no cumprimento e aceitação de obrigações predefinidas. Na cidade de São Paulo, operam mais de 300 estabelecimentos italianos, dos quais 74 certificados com o Ospitalità Italiana. Um dos nossos objetivos, possivelmente começando com a quinta edição, é estender o evento à Cidade Maravilhosa, com a ajuda da Câmara de Comércio do Rio. Tudo isso implica um trabalho de programação, que deve começar ao final desta edição — explica Balmas.
Apesar da crise no país, Federico se mostra otimista.
— A crise é sempre uma grande oportunidade, ao menos assim deve pensar quem faz o marketing. A Settimana tem como target principal os restaurantes da alta gastronomia frequentados pelas classes A e B, que notoriamente representam uma inelasticità a respeito do preço. O fato de organizar a Settimana durante a crise econômica, e direi também política, nos dá a vantagem de investir em um momento no qual a concorrência está fraca e pouco visível, possibilitando-nos ganhar terreno para quando houver mudança no ciclo econômico — avalia.
Concurso vai escolher o risotto mais criativo
Paralelamente, vai acontecer o concurso “Um risotto criativo na Cozinha Italiana”, que também será organizado pelo ICIF. Os finalistas devem apresentar suas receitas no dia 26 de outubro para um júri composto por sete especialistas, entre eles, jornalistas e chefs internacionais. Com uma receita que leva tradição, criatividade e um toque mediterrâneo, o evento promete ser um sucesso de público e crítica assim como nos anos anteriores, marcando de vez seu lugar no calendário gastronômico da capital paulista.
Os co-patrocinadores da Settimana, que conta com o apoio da Comunità, são a Embaixada de Itália, Consulado Geral da Itália em São Paulo, ICIF, ITALCAM, Italian Academy of Cuisine, IIC San Paolo, ENIT, Grupo Comollatti, Excelências Itália e Polvani. Entre os restaurantes participantes, está o Aguzzo Cucina, onde Fábio Silveira recebe Alessandro Lestini, que vai homenagear a Úmbria; o Pomodori, que vai representar a culinária do Piemonte; o Friccò, onde a gastronomia vêneta será a estrela; e a Casa Santo Antônio, que vai trazer as delícias da Sardenha.