Pela terceira vez neste mês, a sede do Diretório Municipal do PT de Belo Horizonte foi atacado. De acordo com a assessoria do partido na capital mineira, a porta do prédio foi arrombada. Hou tentativa de incendiar a biblioteca e computadores, telefones e mesas foram destruídos.
“Ação de grupos fascistas, alimentados pelo ódio e intolerância”, definiu o PT local, declarando repúdio aos ataques. Para o secretário-geral do PT em Belo Horizonte, Geraldo Arco-Verde, a invasão foi “um ato fascista contra o PT e seus militantes, lançando alerta para a insegurança insuflada por grupos de direita”. O local foi isolado pela polícia para realização de perícia.
Um dia antes, o mesmo prédio teve a fachada coberta por tinta azul. No último dia 5, a fachada tinha sido pichada e lixo foi despejado na porta do diretório.
Goiânia
Na sexta-feira (18), a sede do Partido dos Trabalhadores em Goiânia (GO) também foi alvo de ataques e a entrada do prédio foi destruída. Em nota divulgada pela direção goiana, o partido declarou indignação com o fato e pediu a punição dos envolvidos na ação, que foi classificada como reflexo de “uma escalada do ódio e do fascismo no Brasil”.
À Agência Brasil, assessoria do Instituto Lula se solidarizou com as direções locais afetadas. Em janeiro, a sede do instituto em São Paulo também foi invadida. “O Instituto repudia a violência política. Ela atenta contra a democracia, a liberdade de expressão e pensamento”, declarou a assessoria.(Agência Brasil)