Trabalhos de importantes quadrinistas italianos fazem parte de exposição inédita em São Paulo
Foi inaugurada no último dia 5 de julho, em São Paulo, a exposição “Comics que Paixão! Quadrinhos Italianos de 1950 até Hoje”, uma realização do Instituto Italiano de Cultura da cidade. Até o dia 14 de agosto, quem visitar o Centro Cultural São Paulo poderá conferir o trabalho dos quadrinistas italianos, em mais uma homenagem ao Ano da Itália na América Latina.
O curador da exposição, Maurizio Scudiero, contou como surgiu o evento.
— Em 2011 tivemos a ideia, com a intenção de mostrar, fora da Itália, a escola de quadrinhos italiana que, de um ponto de vista qualitativo, está entre os melhores do mundo. Poucos sabem que, além dos Estados Unidos, a Itália é, talvez, o maior produtor do mundo dos quadrinhos, que são exportados para vários países, incluindo o Brasil — afirmou à Comunità.
A exposição começou em Varsóvia, em 2012, e durante dois anos passou por quase todos os países europeus. Em 2014, chegou à América do Sul, já tendo passado por cidades como Buenos Aires, Rosario e Mar del Plata, na Argentina, e Lima, no Peru. São Paulo é a primeira cidade brasileira a receber o evento.
— No Brasil são publicados vários personagens de quadrinhos criados na Itália, e é, portanto, uma boa oportunidade para todos os leitores verem os desenhos originais — explicou Scudiero, acrescentando que um novo catálogo foi feito exclusivamente para a exposição paulistana, que tem ainda novos autores que não estavam presentes nas trajetórias anteriores do evento.
Segundo o curador, a expectativa é despertar o interesse dos jovens brasileiros para a produção de quadrinhos italianos, fazendo com que o público explore personagens e autores que ainda não conhecem. Maurizio Scudiero disse ainda que a exposição apresenta a evolução das HQs italianas e o trabalho de designers que hoje atuam nos Estados Unidos para as duas maiores empresas de quadrinhos do mundo: a Marvel e a DC Comics.
Diante da qualidade das obras, ele não soube dizer qual a que mais gosta.
— É difícil ter preferências porque cada época tem seus talentosos designers. Mas, assim como eles, penso que todos os trabalhos são como “nossos filhos” — concluiu.
Serviço
Comics que Paixão!
Quadrinhos Italianos
de 1950 até Hoje
Até 14 de agosto
Horário: De 10h às 20h
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000
Paraíso, São Paulo (SP)
Entrada gratuita