Os afrescos do vestíbulo superior das Catacumbas de San Gennaro, em Nápoles, no sul da Itália, serão restaurados. A obra será feita pela Cooperativa La Paranza, responsável pelo cemitério subterrâneo, e financiada pela produtora de presunto cru Parmacotto, que doou 30 mil euros para os trabalhos.
“Para nós, é só um começo”, declarou o CEO da empresa de alimentos, Andrea Schivazappa, após uma reunião com a cooperativa. Segundo ele, após ter alcançado um crescimento médio anual de 5% no comando da companhia, que enfrentava uma grave crise financeira, chegou a hora de se envolver com outros projetos.
Os afrescos das Catacumbas de San Gennaro, que ficam no bairro periférico de Sanità, datam do século 2 d.C. e foram danificados pelo tempo e pela umidade no ossário, que, segundo o “TripAdvisor”, é a terceira atração na Itália que mais cresceu no gosto dos turistas.
“Em meados de dezembro, alcançaremos 100 mil visitantes [no ano]. Estamos no caminho certo”, afirmou o presidente da Fundação La Paranza, Giovanni Maraviglia. (ANSA)