O alpinista italiano Francesco Cassardo foi resgatado na segunda-feira (22) após sofrer um acidente 48 horas antes durante uma descida de 500 metros com esquis na montanha Gasherbrum VII, no norte do Paquistão, informou o ministério das Relações Exteriores da Itália
Cassardo, um médico de 30 anos de Piedmont, encontrava-se no pico da montanha de 6.955 metros, quando, após iniciar a descida em esqui, sofreu uma queda, explicou a imprensa italiana em contato com a família.
Seu colega de escalada, Carlo Alberto (conhecido como “Cala”) Cimenti, de 43 anos, que estava mais abaixo, viu Cassardo bater repetidamente contra rochas antes de parar a uma altitude de cerca de 6.300 metros.
Cala subiu rapidamente até onde Francesco estava para ajudá-lo. Ele o encontrou consciente, mas com muita dor pelas múltiplas fraturas e traumas em sua cabeça.
Depois de pedir ajuda, retornou ao acampamento de base para buscar um saco de dormir e um fogão, e o acompanhou durante toda a noite.
Durante todo o domingo, os dois homens esperaram o resgate por helicóptero, mas o avião estava ocupado em outra operação.
Na parte da tarde, chegaram outros alpinistas, entre eles o russo-polonês Denis Urubko, o canadense Don Bowie, e os poloneses Janusz Adamski e Jarek Zdanowicz, que, apesar das temperaturas extremamente baixas e o vento, conseguiram carregar Francesco em uma maca improvisada até o campo 1, localizado a 5.900 metros de altitude.
Na manhã de seginda, um helicóptero finalmente conseguiu pousar e levá-lo para um hospital em Skardu.
“Esta é uma excelente notícia. Como de costume, os helicópteros do Exército fizeram um trabalho inestimável”, disse Stefano Pontecorvo, embaixador italiano no Paquistão.
Francesco Cassardo sofreu várias fraturas e passa por exames, segundo o ministério das Relações Exteriores italiano.
(com informações da AFP)