Comunità Italiana

Amatrice terá 1º Festival de Cinema e do Esporte

Case danneggiate e macerie a Saletta, una frazione di Amatrice, 6 luglio 2017. "Sono immagini che fanno male, mostrano quello che ripeto da mesi, ma ora vogliamo risposte concrete. Quelle macerie, ancora lì, sono il motivo che mi hanno spinto a chiedere le dimissioni dell'assessore regionale. Ora dalla Regione mi hanno garantito che a breve partirà lo sgombero". Sergio Pirozzi, il sindaco di Amatrice (Rieti), commenta così all'ANSA la situazione nelle frazioni del comune reatino martoriato dal terremoto della scorsa estate, dove a undici mesi da quella notte "è ancora tutto come allora". ANSA/ FABRIZIO COLARIETI

 

Evento é uma forma da cidade se reerguer do terremoto de 2016

(ANSA) – Ainda se recuperando do terremoto que devastou a cidade em 2016, Amatrice, na região central da Itália, anunciou neste domingo (8) o seu primeiro Festival de Cinema e do Esporte, programado para a primavera de 2019.

O lançamento do festival foi feito na 2ª edição do memorial “KO Al Terremoto”, organizado pelo Umberto Pagoni, promotor da iniciativa, com o patrocínio do Comitê Olímpico Italiano (Coni) e da Federação Pugilistica Italiana, a fim de mostrar como o boxe e os outros esportes foram importantes para superar as dificuldades vindas do abalo. O treinador de boxe Matteo Merlino também colaborou com a organização do evento, que reacendeu a esperança dos munícipes e iniciou um grande movimento de solidariedade.

Com diversas testemunhas da iniciativa, dentre presenças ilustres e celebridades, que endossavam as camisetas solidárias do memorial, o evento representou um “punho” no terremoto, apontando Amatrice para um futuro de novos projetos.