Aos 39 anos, o goleiro da Juventus e da seleção italiana Gianluigi Buffon, concorrerá ao prêmio concedido pela Uefa de “Jogador do Ano”, contra os craques Lionel Messi, do Barcelona e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.
Anunciados nesta terça-feira (15), os finalistas foram escolhidos por um júri composto por 55 jornalistas e 80 treinadores que disputaram as fases de grupos da Champions e da Liga Europa na temporada passada. O vencedor do prêmio será divulgado no próximo dia 24 de agosto, em Mônaco, durante o sorteio dos grupos da Liga dos Campeões da Europa 2017/18.
Concorrendo contra Messi e Ronaldo, figurinhas carimbadas nesse tipo de premiação, Buffon se destacou e está entre os finalistas por ter levado a Juventus ao hexacampeonato italiano e à final da Liga dos Campeões 2016/17.
Top 10
Também da Velha Senhora e no “top 10” da Uefa está o atacante argentino Paulo Dybala, na sexta posição, atrás dos jogadores do Real Madrid Luka Modric, em quarto, Toni Kroos, em quinto e Sérgio Ramos, em sétimo. Completando os 10 melhores colocados aparecereram o francês do Monaco, Kylian Mbappé, em oitavo, o polonês do Bayern de Munique, Robert Lewandowski, em nono, e o sueco ex-Manchester United, Zlatan Ibrahimovic em décimo.
O prêmio “Jogador do Ano” é concedido pela Uefa desde 2011 e já foi entregue a Messi (2011 e 2015), Cristiano Ronaldo (2014 e 2016), Andrés Iniesta (2012) e Franck Ribéry (2013). (ANSA)