Texto por Roberta Sampaio
Um casamento alegre e promissor, entre Itália e Brasil, com prazo pré-determinado de quatro anos, foi celebrado no último dia 14, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Na ocasião, a Fiat foi anunciada como a nova patrocinadora oficial da Seleção Brasileira, numa cerimônia que reuniu representantes da marca automobilística italiana e da CBF – inclusive Tite, o atual treinador da Seleção. A parceria já vale para os próximos grandes eventos esportivos, como a Copa América e a Copa do Mundo de futebol feminino, que serão realizadas este ano, no Brasil e na França, respectivamente.
“Ambas as marcas, Fiat e Seleção Brasileira, buscam a melhor performance e a vitória sempre”, destacou o diretor executivo de gestão e presidente eleito da CBF, Rogério Caboclo. Ele lembrou que a Seleção é um símbolo global de brasilidade e, pela sua história e tradição, é também um dos mais nobres espaços de patrocínio do mundo. “Já a Fiat nasceu italiana, país que também ama o futebol”, acrescentou Caboclo. “Eu tenho certeza de que esse casamento será marcante, tanto para a Fiat como para o futebol brasileiro.”
O presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina, Antonio Filosa, afirmou que considera um privilégio juntar o nome da marca italiana a todas as equipes da Seleção Brasileira, visto que a parceria engloba as seleções masculina e feminina, além das equipes olímpica e de base. “Não podemos esquecer o prestígio da Seleção do Brasil, que foi cinco vezes campeã do mundo, duas dessas vezes contra a Itália, infelizmente”, brincou.
Fazendo uma homenagem ao mês das mulheres, Filosa citou sua admiração pela melhor jogadora do mundo. “É um orgulho ver a Marta associada à nossa brand. Vamos celebrar muitas vitórias juntos.” Ele também fez questão de destacar que a Fiat é a mais brasileira de todas as fabricantes de automóveis no país. De fato, a empresa italiana está no Brasil há mais de 40 anos, com grandes produtos desenvolvidos inteiramente em solo brasileiro. “Também por isso é um grande prazer firmar essa parceria.”
Termos do acordo
O contrato permite a divulgação da marca italiana em placas e ambientes de entrevistas dos jogadores brasileiros. A Fiat também passou a ter o direito de usar o título de patrocinadora oficial da Seleção Brasileira e de exibir essa parceria em suas ações de comunicação, seja no ambiente virtual ou nas competições da Seleção.
O diretor de branding e comercial da Fiat, Herlander Zola, disse que a negociação entre as duas partes levou alguns meses. Já são considerados, segundo ele, o desenvolvimento de produtos e futuras ações de relacionamento, embora não haja nada de concreto ainda a divulgar. E como será que a comunidade italiana vai receber a notícia desse casamento? “Certamente os italianos que vivem no Brasil vão gostar muito. O Brasil é a segunda seleção para eles”, aposta Zola.
Já o diretor de marketing da CBF, Gilberto Ratto, comemorou o fato dessa nova aliança aproximar duas paixões dos brasileiros: futebol e carros. “A simpatia entre CBF e Fiat é grande. Muitas surpresas especiais virão daí.” Ele celebra ainda o fato de os próximos quatros anos (período de vigência da parceria) englobarem eventos de peso, como os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, e a Copa do Mundo do Qatar, em 2022, além dos eventos já marcados para este ano.
Sobre valores relacionados ao patrocínio, os representantes das duas marcas guardam total sigilo. O responsável pela Comunicação Corporativa da Fiat, Roberto Baraldi, tem uma saída bem-humorada pela tangente: “patrocinar a Seleção Brasileira não tem preço”, diz ele, encerrando o assunto.