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Bem-vindos à terra do rei

28 de junho de 2016 - Por Comunità Italiana
Bem-vindos à terra do rei

Bem-vindos à terra do reiSede da antiga monarquia sabauda e protagonista da unificação da Itália, a região do vinho Barolo oferece ao visitante monumentos artísticos, museus, natureza e excelências enogastronômicas de fama internacional

É a terra dos Alpes e dos lagos, de Langhe e Monferrato. Destaca-se por produzir alguns dos melhores vinhos do mundo, como o Barolo e o Barbaresco, e por  produtos gastronômicos de excelência como a trufa de Alba. Pode orgulhar-se de um riquíssimo patrimônio cultural. Este mês, Comunità faz sua parada no Piemonte, região que foi por muito tempo a base da monarquia sabauda, principal protagonista do processo de unificação nacional. A capital, não por acaso, é conhecida como a ‘Versailles sabauda’, e entre 1861 e 1864 foi a primeira capital da Itália. Sempre equilibrando-se entre as gloriosas pompas do passado e uma recente dimensão industrial e pós-industrial, Turim é uma cidade cheia de praças, castelos, museus, parques e santuários. Símbolo da cidade é a Mole Antonelliana, edifício de 1863 com mais 167 metros de altura, que hoje hospeda o Museu Nacional do Cinema. Outras localidades de interesse artístico são Asti, Casale Monferrato, Alba e Vercelli, mas também Susa, Tortona e Acqui Terme com seus restos romanos. Numerosos os burgos históricos medievais, como Mombaldone, Chianale, Cortemilia, Bergolo, Neiva, Orta San Giulio e Candelo. O território piemontese, no noroeste da Bota, abriga quatro milhões e meio de habitantes, e se estende sobre uma superfície de mais de 25 mil quilômetros quadrados. A secretária regional do Turismo e da Cultura, Antonella Parigi, acompanha-nos na descoberta de tais tesouros.
— Os eixos principais de nossa oferta turística são representados por aquelas características únicas que estão decretando o sucesso de nossa região e que já são reconhecidas em todo o mundo. Antes de tudo, o patrimônio cultural e arquitetônico, com bens símbolos, como o circuito das Residências Sabaudas e os Montes Sagrados, mas também cidades artísticas, museus e monumentos extraordinários, enriquecidos por grandes eventos culturais — diz a secretária.
De grande interesse também a dimensão paisagística e natural.
— As montanhas que cercam esta terra, em cada estação, oferecem possíveis atividades; primeiramente o esqui no inverno e excursões no verão. Temos a zona dos lagos, com os seus fascinantes e românticos cenários e uma oferta excepcional de charme e relax, ou as colinas do Piemonte meridional, com as suas paisagens vitivinícolas de Langhe-Roero e Monferrato, proclamadas patrimônio mundial da humanidade pela Unesco.
Estas duas zonas representam a pátria da tradição enogastronômica piemontesa, lugares de origem dos mais célebres produtos típicos do Piemonte, dos grandes vinhos e das trufas, destaca Antonella, que faz questão de ressaltar, porém, “que todo o território piemontês oferece extraordinárias ocasiões de degustação”. Há múltiplos pontos fortes em um mercado do turismo cada vez mais competitivo.
— O valor agregado que pode oferecer uma experiência turística no Piemonte está ligado à unicidade de um território que permite vivência e a combinação entre si de uma grande variedade de ofertas, que se destacam por um nível qualitativo especialmente alto. Pode-se, de fato, passar um período no Piemonte fazendo a cada dia algo diferente, passando, em poucos quilômetros, de um chalé alpino e um dia de esqui ou caminhadas às salas do Museu Egípcio ou do Museu do Cinema, da visita a uma adega de degustação de vinhos a um passeio nos jardins das residências sabaudas ou nos caminhos da fé de Via Francigena. E tudo isso se completa com a possibilidade de sentar-se à mesa de ótimos restaurantes para apreciar iguarias que vão do chocolate aos queijos, das avelãs ao arroz — resume a representante da região.
 
O cinema e a cultura fundamentais para a difusão do Piemonte como destino
O cinema, nos últimos tempos, graças ao ótimo trabalho realizado pela Film Commission piemontesa, contribuiu para aumentar a fama e a popularidade da região. A Associação Museu Nacional do Cinema chegou a realizar um mapa interativo, através do qual é possível descobrir os numerosos lugares de Turim nos quais foram filmados os filmes mais importantes: uma demonstração de como o cinema, e de maneira mais geral a cultura, são capazes de dar uma contribuição de primeira linha às políticas de promoção do território.
— O cinema certamente tem um papel de destaque em fazer conhecer um lugar e o trabalho feito pela Film Commission estes anos foi e continua a ser muito precioso — confirma a secretária, enfatizando a importância da agenda de eventos culturais.
Não por acaso, a atual junta regional piemontesa, pela primeira vez, decidiu unificar as assessorias da Cultura e do Turismo em uma única estrutura. A intenção não é somente a combinação de duas áreas temáticas análogas. Na base da decisão, está a vontade de dar uma linha de ação comum e integrada ao que representa um sistema único e complementar, e um potencial asset estratégico primário para o desenvolvimento regional.

Números confirmam incremento do turismo regional
Os dados mais recentes relativos aos fluxos de entrada são encorajadores.
— Os números dizem que o turismo está em crescimento constante e 2015 pode ser considerado o ano da consagração do Piemonte como destino turístico internacional. Os dados elaborados pelo Observatório Turístico Regional deixam isso claro e evidenciam como no ano passado registramos novos recordes regionais, com a chegada de 4 milhões e 700 mil pessoas, um aumento de 5,7% em relação a 2014, e com presenças que chegam aos 13 milhões e 680 mil pernoites, ou seja, 4,8% a mais em relação ao ano anterior — comemora Parigi.
Os resultados devem-se principalmente ao excepcional empurrão do turismo estrangeiro, que aumentou cerca de 20% em relação aos 12 meses anteriores. Isso significa que ao Piemonte chegaram quase um milhão e 900 mil estrangeiros, o equivalente a 40% do total, que se traduzem em seis milhões de presenças em nossas estruturas receptivas, explica a secretária. Os fluxos turísticos em chegada do Brasil, porém, ainda são tímidos: a quota brasileira, para o ano de 2015, ficou em torno a 19 mil chegadas e pouco mais de 51 mil presenças, que se traduzem em uma média de 2,6 dias de pernoite por turista.

“Quem escolhe o Piemonte busca qualidade de vida”
À representante da administração piemontesa pedimos delineasse o perfil do turista estrangeiro que decide passar as férias no Piemonte. O público internacional concentra-se entre as nações da Europa Ocidental, em especial, os alemães, seguidos por franceses, suíços e britânicos, embora fluxos relevantes sejam registrados do Benelux e da Escandinávia, cujos turistas são atraídos pelo aspecto natural e paisagístico. O primeiro mercado de fora do continente europeu são os Estados Unidos, enquanto sinais interessantes chegam da China, explica a secretária.
Já ponto de vista dos gostos, exigências e estilos de vida, que tipos de turistas são atraídos pela região?
— Quem vem para o Piemonte busca férias de qualidade; não se trata de um turismo de massa ou passageiro, mas de um público que escolhe de maneira consciente esta terra sob a ótica de qualidade de vida. Os turistas vêm até nós para estar em contato com a natureza dos vales, dos lagos ou das zonas de colinas, talvez fazendo atividades ao ar livre, para descobrir os nossos campos em busca das tradições culinárias e agroalimentares, para mergulhar na história, na arte e na cultura que aqui se encontram em todo lugar.
O turismo, em uma fase de crise econômica que atinge sobretudo os setores da indústria tradicional, pode representar uma válida alternativa, capaz de contribuir para o crescimento da economia regional.
— Para o Piemonte, a economia turística é uma dimensão um tanto recente; o salto de qualidade veio depois das Olimpíadas de Inverno de Turim em 2006, quando foram os próprios cidadãos piemonteses a serem os primeiros a tomar consciência do potencial da própria região. E, assim, foi se definindo uma oferta cada vez mais organizada ao lado de setores tradicionalmente mais estruturados, como o manufatureiro e o agroalimentar. Hoje o setor turístico representa uma parte importante do desenvolvimento econômico piemontês, ainda que haja margens importantes de crescimento, sobre as quais estamos trabalhando juntamente com os operadores do setor.
Parigi explica qual é a visão da administração regional da qual faz parte.
— De um lado, está em andamento um trabalho para ampliar ainda mais as formas de fruição do território, baseadas no turismo sustentável, no cicloturismo e no excursionismo; de outro, temos como objetivo a atividade de promoção e a criação de relações com os operadores dos países de maior interesse — informa.
A região está organizando a estrutura de marketing turístico, denominada Sviluppo Piemonte Turismo (Spt), que concentrará a própria ação na internet, ao incrementar a presença do Piemonte na rede, com a colaboração do portal de reservas Booking Piemonte. Em nível estratégico, recentemente foi assinado um acordo com a Lombardia e a Ligúria para reforçar a colaboração entre as três regiões e realizar projetos conjuntos e integrados, para se apresentarem de maneira conjunta e, portanto, mais forte ao público internacional, com a ideia de propor uma atraente zona homogênea dotada de todas as potencialidades.
O crescimento econômico do Brasil, apesar da queda dos últimos tempos, aumentou a presença dos turistas brasileiros que preferem destinos estrangeiros. Além disso, a maciça presença dos imigrantes e descendentes de imigrantes de origem italiana, que serve de ponte entre as duas realidades nacionais, pode contribuir para a criação de uma relação privilegiada entre os dois países.
— O Brasil cresceu muito nos últimos anos no panorama econômico internacional e começou a gerar fluxos turísticos importantes, inclusive em direção à Europa. Sob esta ótica foram obviamente desenvolvidas relações com os operadores brasileiros interessados em propor aos próprios clientes o Piemonte e a nos inserir entre os destinos italianos no catálogo. Com certeza, a Itália tem um grande potencial atrativo junto aos países onde a imigração de nossos compatriotas foi forte. Um fenômeno que, de qualquer modo, caracterizou notavelmente também a história do Piemonte — esclarece Antonella.
Conhecer o Brasil está entre seus projetos:
— Até agora não foi possível fazer esta viagem, mas amo confrontar-me com outras culturas e, deste ponto de vista, creio que essa nação, onde as maravilhas da natureza combinam-se com uma atmosfera de liberdade e alegria, tenha realmente muito a oferecer. Por exemplo, existe a dimensão do misticismo para mim. Em minha experiência profissional anterior, criei uma manifestação que se chama ‘Turim Espiritualidade’. Depois, como secretária da Cultura, é natural pensar na grande tradição musical brasileira e em seus verdadeiros ícones, como Gilberto Gil, Chico Buarque, Vinícius de Moraes e João Gilberto. Ou seja, o Brasil é um dos destinos que volto a prometer a mim mesma de dar-me como presente o quanto antes — finaliza.  

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.