A presidente da Câmara dos Deputados da Itália, Laura Boldrini, desembarcou na noite desta terça-feira (26) no Rio de Janeiro para uma visita de quatro dias ao Brasil.
Ao chegar no aeroporto do Galeão, a política foi recebida pelo embaixador italiano Raffaele Trombetta e pelo cônsul-geral do país na capital fluminense, Riccardo Battisti. Nesta quarta (27), ela irá à favela de Vila Canoas a convite da ONG “Para Ti”, almoçará ao lado do secretário estadual de Segurança do Rio, Mariano Beltrame, e conhecerá um projeto ecológico no Morro dos Cabritos.
De noite, Boldrini partirá para Brasília, mas só terá compromissos oficiais no dia 28, quando se encontrará com o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Eduardo Cunha, com a ministra do Desenvolvimento Social Tereza Campello e com outras autoridades.
Na data seguinte, já em São Paulo, ela participará de uma cerimônia na Câmara Municipal, será recebida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua fundação e se reunirá com membros da comunidade empresarial italiana na cidade.
No dia 30, último de sua viagem, Boldrini conhecerá o Museu da Imigração da capital paulista, antes de embarcar para Roma. A política está na América Latina desde a última quinta-feira (21), quando desembarcou em Buenos Aires. Ela também já passou por Santiago, no Chile, onde se encontrou com a presidente Michelle Bachelet.
Durante a reunião, realizada no Palácio da Moeda, a mandatária sul-americana disse que visitará a Itália no próximo dia 1º de junho e lembrou do acolhimento dado pelo país a muitos exilados políticos chilenos durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). (ANSA)