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Home > Camarão vermelho

Camarão vermelho

19 de maio de 2016 - Por Comunità Italiana
Camarão vermelho

Camarão vermelhoNascido como um caderno de oito páginas do jornal comunista Il Manifesto, o Gambero Rosso hoje é uma holding que tem canais de TV até na China para propagar ao mundo a excelência da gastronomia italiana

Em 1986, um caderno de oito páginas do diário comunista Il Manifesto provocou uma revolução cultural na Itália: o Gambero Rosso. Pela primeira vez, a esquerda italiana superava o conceito de que o prato da classe operaria tinha que ser trivial. Afinal, o prazer gustativo não é um privilégio de poucos e sim um direito de todos, já que pobres e ricos têm paladar. Os criadores deste suplemento batizado de camarão vermelho marcaram a história como gurus, pois, até então, o conhecimento mundial da cozinha italiana era limitado ao folclórico macarrão com molho, pizza e ao vinho tinto na grande garrafa coberta de palha. Foi assim que, 30 anos atrás, um grupo de amigos jornalistas, entre eles Stefano Bollini e Carlo Petrini, em oitos páginas proféticas, deram o salto de qualidade na percepção sensitiva do mundo sobre o valor dos ingredientes e das tradições da enogastronomia italiana. Além disso, foi determinante para o nascimento do movimento paralelo que conquistou o planeta com a filosofia do alimento bom, limpo e justo: o Slow Food.
Em três décadas, o Gambero Rosso ampliou o campo de ação. O suplemento transformou-se na holding especializada em enogastronomia, que publica os principais guias alimentares da Itália e de escolas de culinária, promove eventos pelo mundo e se comunica com canais de TV e com a web.
Em 2009, o empresário Paolo Cuccia assumiu a presidência do Gambero Rosso Holding Spa. Mais que uma visão comercial, ele aposta na comunicação como instrumento de educação e preservação da marca e da qualidade dos produtos enogastronômicos da Itália. Segundo ele, o rígido critério de avaliação é fundamental para se manter como uma referência no setor.
A avaliação dos produtos é feita por uma equipe de especialistas. Os críticos enogastronômicos atribuem símbolos de Três Taças para o vinho, Três Garfos para os restaurantes, Três Grãos e Três Xícaras para os cafés e bares, e Três Folhas para os melhores produtores de azeite extravirgem.
— Os símbolos se tornaram um objetivo cobiçado e um ponto de referência indispensável. Em poucas palavras, um certificado de garantia da qualidade do produto. A seleção é rígida. Por exemplo, para o guia de vinhos 2016, foram feitas 45 mil degustações e escolhidos cerca de 20 mil vinhos de 2.400 produtores, sendo que premiamos 421 vinhos  — disse Paolo Cuccia à Comunità.

Aposta em atividades multimídia e nas escolas com cursos de especialização
O Gambero Rosso hoje é um grupo multimídia. Além dos seus guias e da publicação mensal e semanal, os programas de TV contribuem para a educação e promoção do made in Italy no exterior. Recentemente, eles abriram um canal de televisão na China com o objetivo de atingir milhões de telespectadores.
— A atividade multimídia é importantíssima, sem a qual não seria possível a internacionalização. Além disso, apostamos na educação porque o consumidor instruído é o principal crítico de seleção da qualidade do produto. Para combater a falsificação das marcas italianas, não basta fiscalização e repressão: é preciso educação — explicou Cuccia.
As escolas espalhadas pela Itália oferecem variados cursos com diversos níveis de especialização sobre comida e vinho. Assim, tanto amadores como aqueles que desejam obter uma distinção profissional elevada podem se inscrever nas várias Cidades do Gosto em Turim, Roma, Nápoles, Salerno, Catânia e Palermo (em breve também haverá em outras cidades italianas e estrangeiras).
Para promover os produtos enogastronômicos italianos, o Gambero Rosso organiza também eventos internacionais como o Tre Bicchieri World Tour, o Top Italian Wines Roadshow e o Vini d’Italia Tour.
O camarão vermelho comunista evoluiu e a holding Gambero Rosso não para de crescer.
— Estamos lançando guias para o turismo enogastronômico, sobre lugares maravilhosos da Itália junto com a cultura culinária local. Não podemos parar no tempo — afirma Paolo Cuccia, mostrando sua visão empresarial.  

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.