Comunità Italiana

Campânia e Puglia declaram “guerra” por conta da mussarela de búfala

 

Em uma nova polêmica envolvendo produtos italianos, as regiões da Campânia e Puglia declararam “guerra” por conta de uma proposta de reconhecimento do nome e origem de um novo tipo de mussarela.

No último dia 28 de agosto foi publicado no Boletim Oficial uma proposta para validar a “Mozzarella di Gioia del Colle”, produzida na região de Puglia. No entanto, a decisão causou revolta na Campânia.

A região afirma que a marca viola “o que estabelece a legislação européia”. “A designação em questão é, de fato, idêntica à da mussarela de búfala da Campânia”, explicou Franco Alfieri, presidente do conselho da região.

“Estamos prontos para proteger os interesses da deniminação porque é nossa essência”, afirmou Domenico Raimondo, presidente do Consórcio Italiano da Mussarela de Búfala.

“Vamos decidir juntos todas as formas de ação a ser tomada pelo conselho nomeado na administração para a próxima semana”, explicou Raimondo, ressaltando que entre as opções está a apresentação de um recurso,

“Além dos recursos e soluções legais, o que queremos é um confronto entre a região da Campânia, a região de Puglia e o Ministério para encontrar uma solução comum que não desencadeie uma guerra e não cause confusão entre os consumidores”, finalizou.

Recentemente, as regiões de Fiuli-Veneza Giulia e Vêneto também disputaram uma batalha por conta da origem do tiramisù – uma das receitas mais famosas da Itália. (ANSA)