Comunità Italiana

Casa ‘vintage’ é a nova descoberta arqueológica de Pompeia

 

Quase dois mil anos depois do terrível 24 de agosto de 79, quando a erupção do Vesúvio destruiu Pompeia, escavações ainda encontram quadros nunca registrados e objetos jamais vistos. Nessa última sexta-feira (3), uma casa “vintage” foi achada na cidade italiana sepultada pelas cinzas vulcânicas

A domus – residência das famílias ricas da Roma antiga – pertencia ao senador M. Nonius Balbus, que se tornou mecenas para a cidade de Ercolano, financiando restauros e construindo edifícios públicos, ainda nos tempos antes de Cristo.

“Um personagem importante, notável e popular”, comentou o diretor do Parque Arqueológico de Pompeia, Massimo Osanna, em entrevista à agência de notícias italiana. Tanto que, quando ele morreu, foram feitas grandes honras, teve uma grande tumba funerária e lhe foram dedicadas pelo menos 10 estátuas.

O grafite rudimentar encontrado na residência poderia ser de um tempo refinado e de riqueza daquele proprietário, que quis preservar para os cômodos mais visíveis de sua casa as pinturas arcaicas, que na época augustana eram consideradas as melhores.

“Já os quartos na parte traseira, que eram reservados à família, foram restaurados com decorações mais contemporâneas”, contou Osanna. A casa Vintage, segundo o arqueólogo, não foi a única descoberta das últimas semanas de escavação. Em uma outra casa, infelizmente devastada pelas escavações do século XVIII, foi encontrada “a primeira cena figurada de complexidade”, segundo definição dos arqueólogos.”Um quadro sacro que retrata um sacrifício nas proximidades de um santuário”, explicou o arqueólogo.

Em um lugar perto dali, os trabalhadores restituíram os restos de um cômodo onde foram evidenciados sinais de um incêndio, certamente vindos da erupção do Vesúvio. Em um canto, os restos carbonizados de uma cama com os tecidos que a cobriam. Por fim, do outro lado da rua, foi encontrado um ambiente rico de decorações, com diversos quadros, azulejos de pavões e de cerejas. Pompeia não para de surpreender.

(Agência ANSA)