Ciclista de apenas 14 anos foi pego em exame antidoping na Itália, um recorde negativo na história do esporte para o país.
De acordo com informações da ANSA, o teste deu positivo para o anabolizante mesterolona, um episódio que chocou a comunidade esportiva. Carlo Tranquilli, um dos maiores nomes no cenário italiano contra o uso desse tipo de substâncias, demonstrou a preocupação com os jovens ligados as competições esportivas: “Recorrer ao doping no esporte já é algo criminoso. Em um caso como esse, estamos frente a um crime contra a humanidade. É loucura. Estamos muito além de um delito ordinário. É uma coisa fora de qualquer lógica e indica que esses garotos estão cercados por verdadeiras organizações criminosas”, disse.
O adolescente que não teve seu nome identificado está suspenso das competições. Tranquilli ainda fala sobre o perigo dos efeitos colaterais que a mesterolona causa em um organismo tão jovem. “Administrá-la a alguém de 14 anos quer dizer arruiná-lo no auge de seu crescimento, porque isso pode ter efeitos hormonais em nível sexual, cardiovascular e até cancerígeno”, disse o médico.