Comunità Italiana

Cidade de Gênova se oferece para sediar final da Libertadores entre River e Boca

 

Segunda partida da decisão da Libertadores segue sem definição de data e local

A cidade de Gênova, na Itália, se ofereceu para sediar o segundo jogo da decisão da Copa Libertadores da América, entre River Plate e Boca Juniors. Neste domingo (25), a partida foi novamente adiada e, até o momento, segue sem data e local definidos.

Autoridades da cidade italiana já fizeram um comunicado para as diretorias dos clubes argentinos apresentando o interesse de receber o clássico. O diretor de esportes de Gênova, Stefano Anzalone, ressaltou a relação da cidade com a Argentina, e destacou que eles conseguiram organizar nos últimos anos, sem grandes incidentes, um dos maiores clássicos da Itália, entre Genoa e Sampdoria, conhecido como “Derby della Lanterna”.

“Nossa cidade, próxima de maneira histórica, cultural e esportiva a Buenos Aires, sente vínculos muito profundos e indissolúveis com os dois prestigiados clubes fundados por nossos compatriotas emigrados da Itália na Argentina, por volta do início dos anos 1900”, disse Anzalone no comunicado.

“Os eventos dolorosos que nos golpearam recentemente despertaram um profundo sentimento de comunidade e de redescobrimento das nossas raízes. Portanto, gostaria de informar a vocês [Boca e River] que nossa cidade está honrada e disposta a receber este importante e prestigioso evento da final da Copa Libertadores e o clássico da capital argentina”, acrescentou.
Nesta terça-feira (27), a Conmebol realizará uma reunião para definir a nova data para a final da Libertadores.
No sábado (24), o ônibus que conduzia os atletas do Boca Juniors foi apedrejado pelos fanáticos do River Plate, próximo ao estádio Monumental de Núñez. Dois jogadores da equipe xeneize foram atingidos, incluindo o capitão Pablo Pérez, que foi sofreu com estilhaços de uma janela no olho.
O Boca pediu a suspensão da partida à Conmebol, alegando que o time não havia “igualdade de condições” para a realização do jogo.