Será realizada na cidade de Alba, no norte da Itália, a 87ª edição da tradicional Feira Internacional de Trufas Brancas entre os dias 7 de outubro e 26 de novembro.
O evento, que terá duração de dois meses, irá trazer chefes de cozinha de todo o mundo. A feira também venderá os melhores exemplares do alimento, já que as principais safras são realizadas em outubro.
O vice-ministro das Políticas Agrícolas da Itália, Andrea Olivero, em entrevistas para a Ansa Brasil falou sobre a importância do evento para a região de Piemonte. “Na feira veremos todas as belezas agrícolas de Piemonte, de avelãs a ótimos vinhos. A trufa é o melhor testemunho de um ambiente saudável, bem praticado por seus cidadãos. Este produto é o melhor cartão de visitas para Piemonte e toda a Itália, disse.
A trufa branca
A trufa branca é encontrada somente em dois lugares, à beira do Mar Adriático e na região francesa de Drôme. As mais famosas são de Alba, cujo o quilo do alimento pode custar cerca de US$ 15 mil.
As famosas trufas brancas são fungos subterrâneos que crescem cerca de 30 centímetros do solo úmido. São selvagens, ou seja, não existe produção ou plantio das trufas, e por isso fazem dela um ingrediente fantástico. O fungo se reproduz sozinho, sofrendo os efeitos da natureza, em simbiose com as arvores. É perto das raízes de alguns tipos de arvores que elas se encontram, e dependem de chuva e frio para uma boa safra.
Esses cogumelos mais caros do mundo dependem totalmente da natureza para a sua formação, pois com o tempo de frio, a trufa que está embaixo, no solo, conserva mais seu aroma e as várias propriedades que possui. No tempo de calor, e principalmente quando está seco, o seu perfume, e gosto se perdem. Várias pesquisas foram feitas, e até hoje não existe uma explicação técnica para o crescimento natural das trufas.
Por ser selvagem, é preciso caças as trufas brancas, e por isso o seu preço é bastante caro. A caça de trufas com porcos foi extinta há quase 1 século, pois apesar deles terem um faro excelente, era quase impossível evitar que os animais comessem as trufas que encontravam na terra. Hoje a caça a trufa é feita com cães, criados com extremo carinho, e muito bem treinados para a função.