A emissora norte-americana CNN divulgou no dia 22 de janeiro uma lista de 12 cidades, entre elas as italianas Veneza e Cinque Terre, a serem evitadas em 2018 como destinos turísticos, principalmente devido à superlotação
De acordo com a publicação, Veneza recebe cerca de 30 milhões de turistas por ano, o que é um número extremamente excessivo tendo em vista que a cidade conta com apenas 55 mil habitantes.
A região, considerada um dos principais pontos de visitação da Itália, inclusive, tem adotado diversas ações para combater o turismo de massa e frear o esvaziamento populacional de seu centro histórico. Como alternativa, a emissora sugere que os turistas visitem Annecy, na França.
Além disso, no que diz respeito às aldeias de Cinque Terre, na Ligúria, a CNN informa que, em 2015, a região registrou um fluxo de dois milhões e meio de turistas. Desta forma, segundo o texto, o ideal é os viajantes visitarem Portovenere, que ainda não está entre os itinerários turísticos.
O ranking também inclui outros locais a serem “desprezados”, como Barcelona (Espanha), Ilha de Skye (Escócia), Dubrovnik (Croácia), Santorini (Grecia), Butão, Taj Mahal (Índia), Monte Everest (Nepal), Machu Pichu (Peru), Ilhas Galápagos (Equador) e Antártida. (ANSA)