“Migranti di Ieri, Migranti di Oggi” é tema do evento, que falará sobre os fluxos migratórios ao longo da história
Em meio a XVIII Semana da Língua Italiana no Mundo, iniciativa promovida pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, o Instituto Italiano de Cultura, em colaboração com a Comunità Italiana, apresenta a conferência Migranti di Ieri, Migranti di Oggi com o prof. Emilio Franzina, no dia 30 de outubro, às 18h30. A conferência será realizada em italiano.
Os fluxos migratórios de massa estão ocupando cada vez mais, e já a alguns anos, a agenda política de muitos países no mundo inclusive daqueles que no passado, como a Italia e o Brasil, experimentaram as causas e os efeitos bem relevantes de um crescimento e evolução dos respectivos grupos demográficos, econômicos e sociais.
A conferência planeja chamar a atenção sobre as características e sobre as transformações dos fluxos populacionais (de pequenos a grandes grupos de pessoas, mas também de indivíduos a inteiras comunidades). Nessa reconstrução o professor examinará as principais fases da imigração italiana no Brasil, dos primórdios em meados do XIX século, até os dias atuais.
Historiador, professor aposentado da Universidade de Verona (Itália), é considerado um dos maiores estudiosos da emigração italiana no mundo., Como professor ordinário de História Contemporânea na universidade, dedicou-se aos estudos de História Social e Cultural dos séculos XIX e XX, ocupando-se, especialmente, do tema migrações. E’ autor de uma ampla bibliografia que constitui grande referência para os estudiosos da área.
Serviço:
Conferência Migranti di Ieri, Migranti di Oggi com Emilio Franzina
Data: 30 de outubro de 2018
Horario: 18h30
Local: Istituto Italiano di Cultura – Av. Presidente Antonio Carlos, 40 / 4º Andar – Centro
Ingresso: Entrada franca