Conhecida como a “cidade ideal” e visitada por milhares de turistas, a mística La Scarzuola, localizada na Úmbria, na Itália, é um local onde pode se encontrar uma mistura de projetos arquitetônicos de diversas áreas
O local, que fica a poucos quilômetros do município de Montegabbione, era antigamente um convento franciscano. De acordo com a tradição, o mosteiro foi fundado e habitado pelo santo São Francisco de Assis.
Em 1956, o arquiteto milanês Tomaso Buzzi adquiriu o lugar e, dois anos depois, iniciou um projeto arquitetônico diferente, a La Scarzuola, uma cidade que ele próprio afirmou uma vez que é “um remédio capaz de provocar graves efeitos colaterais”.
Até o ano de sua morte, em 1981, Buzzi se dedicou em planejar o local, que para ele seria a definição de cidade ideal, levantando por lá sete teatros, uma acrópole, símbolos secretos, jardins, além de outras atrações, todos inspirados em projetos arquitetônicos de eras passadas.
Segundo o atual proprietário do local, Marco Solari, a fama de La Scarzuola é definida pela “desordem e imaginação que dominam a área”. Além disso, ele afirmou que Buzzi “realizou tudo o que não podia fazer no mundo real”.
(Agência ANSA)