Após duas semanas de pausa, a Copa da Itália inicia o calendário do futebol do país, neste sábado (12), sob extrema vigilância após os incidentes violentos e racistas que aconteceram no final de dezembro.
O confronto entre Inter de Milão e Napoli ficou manchado pelos enfrentamentos fora do estádio, com um torcedor morto. Dentro de campo, o zagueiro franco-senegalês Kalidou Koulibaly foi alvo de ataques racistas.
A Inter foi suspensa e vai enfrentar a o Benevento (Serie B) com portões fechados. Koulibaly foi suspenso para o duelo da Napoli contra o Sassuolo, após ter sido expulso por perder os nervos pelos gritos racistas.
O ministro italiano do Interior e homem forte do governo Matteo Salvini, de extrema direita, declarou na segunda-feira que não concorda parar os jogos em caso de gritos racistas. Mas a Napoli já anunciou que seus jogadores deixarão o campo se o incidente se repetir.
A Juventus visita o Bologna no sábado, antes de enfrentar o Milan na Supercopa da Itália na Arábia Saudita. O técnico Massimiliano Allegri confirmou que vai fazer mudanças no time para a partida.
Nos outros jogos das oitavas, destaque para o duelo entre Sampdoria e Milan. Roma e Lazio, recebem respectivamente o Virtus Entella e Novara, ambos da terceira divisão.
— Programação das oitavas de final da Copa da Itália, pelo horário de Brasília:
– Sábado:
(12h00) Lazio – Novara (Serie C)
(15h00) Sampdoria – AC Milan
(17h45) Bolonia – Juventus
– Domingo:
(12h00) Torino – Fiorentina
(15h00) Inter de Milão – Benevento (Serie B)
(17h45) Napoli – Sassuolo
– Segunda-feira
(14h30) Cagliari – Atalanta
(18h00) Roma – Virtus Entella (Serie C)
(AFP)