Comunità Italiana

cosenostre

O italiano Massimo Bottura (de óculos), chef do melhor restaurante do mundo, Osteria Francescana, eleito pelo ranking “The World’s 50 Best Restaurants”, escolheu o Rio de Janeiro para sediar um projeto social de luta contra a fome e o desperdício de alimentos. O projeto Refetto-Rio, uma parceria de Bottura com o chef brasileiro David Hertz, criador da ONG Gastromotiva, foi apresentado no dia 8 de julho na sede da FAO, em Roma. A ideia é reaproveitar a comida excedente da Vila Olímpica, que será transformada em refeições distribuídas aos mais necessitados na cidade, numa restaurante-escola localizado no bairro central da Lapa. “Vamos atender públicos que estão na região central, como moradores de rua e pessoas da comunidade Lgbt, que vivem situações de vulnerabilidade social”, explicou Hertz. Serão fornecidas também aulas de nutrição e culinária para jovens. Cerca de 45 chefs de vários países vão participar do projeto. O chefe da agência da ONU, José Graziano da Silva, declarou que todos os cidadãos podem contribuir para o fim da fome e destacou o papel de chefs da gastronomia em aumentar a conscientização sobre o desperdício e a importância da nutrição.

Paralimpíada abençoada
O Comitê Italiano Paralímpico (CIP) escolheu como hospitality house a paróquia da Imaculada Conceição, a seis quilômetros da Vila Paralímpica, no Recreio, no Rio. A Casa Itália será inaugurada em 6 de setembro. A escolha foi do CIP, em parceria com o Vaticano e a Diocese do Rio. “Somos portadores saudáveis de valores positivos. Imaginei uma Casa Itália mais atenta à substância do que à forma”, destacou o presidente do CIP, Luca Pancalli. Após o término das Paralimpíadas, Casa Itália vai deixar como legado o apoio a projetos de integração e esporte para jovens com deficiência. Outras duas paróquias receberão ajuda nesse sentido: São Gerardo, em Olaria, e Nossa Senhora da Guia, no Lins.

CONI online
A menos de um mês para o início dos Jogos Olímpicos, o Comitê Olímpico Nacional Italiano apresentou o site www.rio2016.coni.it, inteiramente dedicado à participação da delegação italiana. A página será atualizada em tempo real com todos os resultados das competições. Além disso, há uma parte dedicada à história de todos os medalhistas azzurri e outra reservada à Casa Itália, a hospitality house situada no Costa Brava Clube.

Nova sede
No dia 1º de julho, foi inaugurada a sede do Comites dos Italianos no Exterior, na Casa Itália, em Brasília, que contou com a presença dos conselheiros eleitos e da conselheira chefe da Chancelaria Consular na Embaixada italiana, Maria Teresa Di Maio. O Comites de Brasília foi criado em 2014 e atende aos italianos e ítalo-brasileiros residentes nos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Tocantins, Goiás e Distrito Federal. O órgão da circunscrição de Brasília foi criado a partir das eleições de dezembro de 2014, após ter alcançado o número suficiente para poder ter um Comites próprio.

Encontro com ministros
A deputada ítalo-brasileira Renata Bueno se reuniu, em junho, em Brasília, com o ministro das Relações Exteriores José Serra para tratar da adesão do Brasil ao Pacto de Haia, que pode agilizar o processo de reconhecimento de cidadania através da extinção da fase de validação de documentos civis. Serra afirmou que medidas estão sendo tomadas para agilizar esse processo. Bueno também se reuniu com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, para discutir os avanços nos acordos de cooperação militar entre os dois países, que envolvem a produção de embarcações para a Marinha, o desenvolvimento dos blindados Guarani do Exército pela Iveco e a cooperação no projeto AM-X da Força Aérea.

Estudar
na Itália
O Consorzio ICoN lançou um edital oferecendo 35 bolsas de estudos para cursar licenciatura em língua e cultura italiana, destinadas aos cidadãos italianos e estrangeiros residentes no exterior. É possível preencher os formulários de candidatura no site do ICoN até dia 29 de agosto.

Ciao Bud!
No dia 27 de junho, faleceu, em Roma, aos 86 anos de idade, o ator italiano Carlo Pedersoli, mais conhecido como Bud Spencer, apelido dado em homenagem à sua cerveja favorita, Budweiser, e ao seu ator favorito, Spencer Tracy. O filho do ator napolitano disse que a última palavra dele foi “obrigado”. Bud ficou conhecido por sua atuação em filmes do gênero spaghetti western, ao lado do amigo Terence Hill. Aos 17 anos, se mudou com a família para o Brasil, onde trabalhou por três anos no Consulado italiano em Recife. Bud também foi nadador olímpico, tendo sido o primeiro italiano a completar os 100 metros de nado livre em menos de um minuto.

Salve um alimento
Milhares de frutos, queijos e embutidos estão desaparecendo junto com os saberes que os criaram. Por isso, o Slow Food está coletando no catálogo online da Arca do Gosto as espécies de frutas, verduras e de animais que estão em risco de desaparecer em todo o planeta. Para participar da iniciativa é preciso indicar um alimento para a Arca, preenchendo uma ficha no site do Slow Food.