Comunità Italiana

cosenostre

Os leitores da Comunità terão um espaço de convivência, onde italianos e brasileiros poderão trocar ideias e assistir aos Jogos Olímpicos transmitidos diretamente pela RAI. Esse é o objetivo do projeto Lounge Expo Italia, que será inaugurado no início de maio. Concebido e realizado pela empresa de consultoria Carbone & Vicenzi, em parceria com o Instituto Italiano de Cultura e a Câmara de Comércio Ítalo-brasileira do Rio, o espaço vai estar à disposição do público de forma gratuita, possivelmente através de um sistema de pré-reserva via e-mail, no oitavo andar do Consulado da Itália no Rio de Janeiro. Equipado com belos sofás da Natuzzi e com o apoio da Illy, o salão deverá contar com serviços de cafeteria e bar. “O espaço estará aberto das 16h às 20h, de segunda a sexta. Nossa ideia é criar uma vitrine para expor produtos e serviços made in Italy no Rio”, afirma à Comunità Ivan Aliberti, diretor da C&V.

Ramazzotti no Brasil
Eros Ramazzotti traz para sua turnê no Brasil o repertório do disco mais recente Perfetto, lançado no ano passado. O cantor italiano vai se apresentar no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) no dia 27 de maio, em Brasília. Dois dias depois, se apresentará na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba. No dia 2 de junho, estará em Porto Alegre, no Auditório Oi Araújo Vianna e, em 4 de julho, fará o seu show em São Paulo, no Allianz Parque Arena Multiuso. A turnê mundial coincide com os 30 anos de lançamento de Nuovi Eroi, seu primeiro disco, que incluía o sucesso Adesso Tu.

Rai deixa o Rio
A emissora de TV italiana Rai fechará a sua sede no Rio de Janeiro antes de novembro. O escritório de correspondência dirigido pelo ex-diretor da Rai Sport, Eugenio De Paoli, que está prestes a se aposentar, fica no edifício do Consulado italiano, no centro do Rio de Janeiro, e foi inaugurado em 2013. Os últimos eventos importantes serão os Jogos Olímpicos em agosto e as Paraolimpíadas em setembro. Entre as motivações da decisão está o custo elevado e a insegurança da cidade: o ex-responsável das Relações Instrucionais da emissora, Marco Simeon, foi assaltado duas vezes no Brasil.

Sem Eco
O testamento do renomado intelectual italiano Umberto Eco, falecido no dia 19 de fevereiro, deixou surpresas muitas pessoas, menos seus colaboradores mais próximos. O escritor pediu para não realizarem nenhuma palestra, conferência ou evento sobre ele pelos próximos 10 anos. Além disso, pediu para não organizarem nem promoverem dias de estudos sobre suas obras e pensamentos. Seus fiéis colaboradores disseram que Eco já tinha dito isso quando estava em vida, mas achavam que fosse uma piada, devido ao seu grande senso de humor. A esposa do intelectual quer que o pedido do marido seja respeitado não apenas na Itália como também no exterior.

Casa Rio
O governo italiano anunciou a inauguração de Casa Rio – Embaixada brasileira de negócios, um programa para atração de investimentos e negócios no Rio de Janeiro, cidade sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O projeto prevê a realização, entre abril e setembro, de palestras e encontros B2B sobre energias, smart cities, ciências da vida, design e moda, infraestrutura, startups, new media, turismo e empreendedorismo esportivo. A sede dos eventos será o Auditório do Museu do Amanhã, na área do Porto Maravilha. A iniciativa, apoiada pelo Consulado Geral da Itália no Rio, contará com 42 eventos de negócios e 40 novos projetos de investimentos nos próximos dois anos.

Comida do futuro?
Em Garniga Terme, no Trentino, nasceu o primeiro criadouro de grilos com finalidade alimentar. O responsável e idealizador é Vittorio Friz, ex-gerente no setor alimentar, um apaixonado pelo mundo dos insetos desde a universidade. A sua start-up se chama Insecta, colabora com a Libera università de Bolzano e recebeu o financiamento para a inovação da província autônoma. “A carne tem apenas um quarto das proteínas dos grilos. As proteínas dos insetos têm um alto valor biológico e de fácil digestão”, explica.

Encontro piemontês
Durante o século passado, cerca de seis milhões de piemontesi deixaram a própria região de origem à procura de uma possibilidade. Entre 8 e 10 de julho, os imigrantes e seus descendentes se encontrarão em um lugar muito simbólico: o santuário de Oropa. Será uma oportunidade para compartilhar anedotas e reviver histórias do passado. De 11 a 15 de julho, será possível visitar locais como o Museu Regional da Emigração dos Piemonteses no Mundo e o monumento aos imigrantes da região no mundo em Frossasco, na província de Turim.

Bolonha smart
A terceira edição do Smart City Index definiu Bolonha como a cidade smart da Itália. A pesquisa analisou 116 dos principais centros urbanos italianos e classificou o desenvolvimento das redes e as infraestruturas inteligentes das cidades, medindo a capacidade de inovar e oferecer serviços de qualidade aos seus cidadãos. Na segunda posição aparece Milão e, em terceiro, Turim. Roma, que ocupava o quarto lugar, desceu para a nona posição.

Destino favorito
Segundo uma pesquisa do portal TripAdvisor, Roma se confirmou como o destino favorito pelos italianos. Em nível europeu, porém, perdeu o quarto lugar, conquistado no ano passado por Paris. Os usuários escolheram Londres como a cidade favorita em nível mundial, enquanto a città eterna ocupa o sétimo. O estudo é baseado na quantidade e qualidade das recensões e avaliações dos hotéis, atrações e restaurantes das cidades ao longo dos últimos 12 meses.