A agência de design Reverse Innovation e a vinícola italiana Matteo Correggia lançaram o Librottiglia, uma simpática combinação de livro e garrafa que conjuga os prazeres da boa leitura e do vinho. Foi apresentada a primeira trilogia em perfeita sintonia com o tipo de vinho. O romance intitulado Ti amo. Dimenticami (Te amo. Esqueça-me) é assinado pela escritora brasileira Regina Nadaes Marques, radicada em Milão. Ela conta uma história de amor intensa como o vinho tinto nebiolo do Piemonte. O vinho branco leve e frisante Roero Arneis acompanha uma história policial, enquanto o vinho seco brachetto Anthos de aroma adocicado é o companheiro perfeito para a fábula enigmática La rana nella pancia. Os pequenos livros são colocados junto aos rótulos das garrafas de 375 ml. Boa leitura!
Semana da Língua
O Ministério italiano dos Assuntos Exteriores apresentou o tema da XVI edição da Semana da língua italiana no mundo do dia 17 a 23 de outubro: “o italiano e a criatividade: marcas e costumes, moda e design”. O design será um dos pontos principais da promoção integrada e permanente nos próximos anos. O evento foi criado em 2001 e tem como objetivo a promoção do italiano como língua de cultura clássica e contemporânea através de conferências, mostras, espetáculos e encontros com escritores e personalidades italianas.
30 anos
Para comemorar os 30 anos do Slow Food, os Correios italianos lançaram em 26 de julho um selo comemorativo com o desenho do logo da associação: um caracol vermelho. A entidade foi fundada por Carlo Petrini na pequena cidade de Bar, no norte da Itália. O princípio básico do movimento é o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos em respeito ao meio ambiente e aos produtores. A organização reúne mais de um milhão de associados em 160 países.
Jantar nudista
Desde 15 de julho, o restaurante L’Italo Americano, situado em Cerro Maggiore, na província de Milão, oferece a possibilidade de participar de um jantar nudista. As regras são poucas: nenhuma roupa, nenhum ato sexual e principalmente nada de celulares. O objetivo é redescobrir o desejo de conversar com o outro comensal. Os clientes chegam ao local vestidos e tiram as roupas num vestuário para apresentar-se à mesa nus. O dono do restaurante afirmou que o primeiro jantar foi um sucesso e que não esperava um resultado tão satisfatório. “Todos os clientes respeitaram as regras e, após o jantar, se divertiram dançando e ouvindo música”, destacou o proprietário.
Barilla alimenta os azzurri
A Barilla forneceu ao todo 2.700 kg de massa servidas na Casa Italia durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. A marca também foi a fornecedora oficial do restaurante do time italiano. Todos os dias foram preparados mil pratos de massas de todos os tipos: clássica, integral e até sem glúten. De acordo com os especialistas, a massa é particularmente indicada para quem pratica esporte, pois é uma fonte de carboidratos complexos que fornecem energia de lenta absorção para o atleta.
Pokémons no Coliseu
Centenas de usuários do aplicativo Pokémon Go lotaram os arredores do Coliseu, em Roma, para caçar Pokémons. A tradicional atração turística italiana foi a primeira etapa do tour Pokémon Go pela Itália, da qual participaram diversos grupos que reúnem jogadores e fãs do game que virou sensação mundial. O evento ainda contou com uma série de paralelas, além de um concurso fotográfico que premiou o jogador que conseguiu a melhor foto de um Pokémon.
Mostra do perfume
Quem estiver de passeio pelo Vêneto até fevereiro do ano que vem e gostar de perfumes e também de história, não pode perder a exposição em cartaz no Museu Nacional Arqueológico de Villa Badoèr, em Fratta Polesine, na província de Rovigo. Os objetos da mostra Perfumes da História contam como se converteram em um instrumento de sedução, mas também escondiam os maus odores de corpos e ambientes em períodos de escassez. Os livros, objetos decorativos, imagens, vídeos, essências e frascos relatam três mil anos da influência das fragrâncias.
Saúde ítalo-argentina
Itália e Argentina acabam de assinar um acordo que prevê a reativação de um crédito de 42 milhões de euros para o serviço público de saúde do país sul-americano. O memorando foi selado em Buenos Aires, no Ministério da Saúde, pela embaixadora Teresa Castaldo e o ministro Jorge Lemus. O programa deve chegar às províncias mais necessitadas, com equipamentos que podem salvar vidas. Durante os anos de kirchnerismo, o país se afastou da UE e dos EUA, algo que o presidente Mauricio Macri tenta reverter.
Redenção
O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, durante a sua primeira visita ao Brasil, este mês, afirmou que a história será gentil com Lula. “O presidente Lula fez um grande trabalho, e acho que a história será muito gentil com ele”, disse em São Paulo. Logo no início de seu governo, em março de 2014, o italiano havia dito que Lula era uma referência para ele por ter “tirado 30 milhões de pessoas da pobreza”. Além disso, em 2015, recebeu o petista em sua residência oficial, em Roma.