Comunità Italiana

cosenostre

Após anos de longas negociações, finalmente foi firmado o acordo que reconhece as habilitações de motoristas entre Itália e Brasil. O tratado foi assinado no dia 2 de novembro pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Mario Giro, e pelo embaixador brasileiro em Roma, Ricardo Neiva Tavares. Agora, o brasileiro que se mudar para a Itália — ou vice-versa — poderá converter sua CNH sem precisar fazer nenhum tipo de prova, desde que faça a solicitação antes de completar quatro anos de residência na outra nação. A nova regra vale apenas para carros e motos. Nas outras categorias continuará sendo necessário realizar exames práticos e teóricos. O acordo é fruto do trabalho parlamentar dos deputados eleitos no exterior, das embaixadas e dos Ministérios das Relações Exteriores e dos Transportes de ambos os países.

Novo embaixador
Em novembro, o ex-ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, assumiu o comando da Embaixada brasileira em Roma. Anteriormente ele ocupava o posto de embaixador do Brasil junto às Nações Unidas, cargo agora ocupado por Mauro Vieira. Patriota, carioca e diplomata desde 1979, foi chefe do Itamaraty de 2011 a 2013, durante o governo Dilma Rousseff, tendo deixado o cargo após polêmica com o senador boliviano Roger Pinto Molina. O embaixador anterior em Roma, Ricardo Neiva Tavares, foi nomeado chefe da Embaixada na Áustria.

Peppino de volta
O cantor italiano Peppino di Capri decidiu comemorar seus 60 anos de carreira no Brasil, onde havia se apresentado pela última vez ao seu público fiel em 2014, durante shows no Rio, Curitiba e São Paulo. O cantor considera o Brasil a sua segunda Itália. “Não fui eu quem escolheu voltar, foram os brasileiros que me fizeram voltar. O público aqui é muito caloroso, sou muito bem recebido não apenas nos shows, mas também em programas de entrevista. Eu amo o Brasil. Temos uma ligação inexplicável”, afirmou o intérprete de Champagne.

“Chega de Las Vegas”
A prefeita de Roma, Virginia Raggi, anunciou que proibirá máquinas de jogos e caça-níqueis em zonas históricas da capital italiana. “O centro histórico será zona proibida às máquinas caça-níqueis. Chega do efeito Las Vegas”, anunciou Raggi no blog do líder do seu partido, o Movimento 5 Estrelas (M5S), Beppe Grillo. Na semana passada, foi apresentado um projeto que delibera sobre o regulamento dos jogos de azar na cidade. “É uma iniciativa importante pensada pelo M5S com o objetivo de proteger a saúde dos nossos cidadãos e, consequentemente, a segurança da cidade”, disse a prefeita de 38 anos.

Integração
C om o apoio da Embaixada italiana e do Comites de Brasília, o recém-criado Circolo Amici Italia promove a Festa Bella Italia com o objetivo de arrecadar fundos destinados às vítimas do terremoto de Amatrice. O evento acontece no dia 7 de dezembro, no Iate Clube de Brasília. O cardápio do jantar é assinado por chefs italianos de Brasília e inclui antepastos, sobremesas, vinhos, coquetéis e, é claro, o spaghetti all’amatriciana. Além disso, haverá apresentação de música italiana e dança. Na ocasião, o presidente do Circolo Amici Italia, Giuseppe Modafferi, apresentará a associação, que tem como objetivo valorizar e promover a cultura e as tradições italianas através da integração cultural, esportiva e social.

Castel Gandolfo
O palácio apostólico de Castel Gandolfo, onde tradicionalmente os pontífices passam o verão, abriu as portas para os visitantes. A decisão foi do papa Francisco, que abdicou da utilização do apartamento papal, no início do seu mandato. Agora, os turistas poderão visitar, além dos jardins, o quarto papal, a capela particular, a biblioteca e o escritório onde os papas escreviam as encíclicas. A residência de 55 hectares é maior do que toda a cidade do Vaticano. A visita pode ser marcada através do site da bilheteria Vaticana.

O pai do troféu
O escultor Silvio Gazzaniga, criador da taça da Copa do Mundo Fifa, faleceu aos 95 anos no dia 31 de outubro. A taça usada desde o Mundial de 1970 foi idealizada pelo italiano, que venceu o concurso organizado pela Fifa, do qual participaram 53 artistas internacionais. Ao contrário da antiga Jules Rimet, o atual troféu não pode pertencer a nenhum país, já que permanece em posse da Fifa. Gazzaniga concedeu entrevista à Comunità em 2014, ano da Copa no Brasil, durante a qual revelou que, para criar um símbolo universal e harmonioso do mundo esportivo, ele se inspirou em duas imagens fundamentais: a do atleta que comemora e a do mundo.

Mais uma medalha
A consulesa italiana de Belo Horizonte, Aurora Russi, foi homenageada pelo governo de Minas Gerais com a medalha mérito Santos Dumont. A condecoração foi criada para homenagear civis e militares brasileiros ou estrangeiros em reconhecimento de suas qualidades e valor. Em abril, Russi recebeu a Medalha da Inconfidência, a mais alta comenda concedida a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção do estado.

Portal da Língua
Por ocasião da XVI Semana da Língua Italiana no Mundo 2016, foi apresentado o novo Portal da Língua Italiana: www.linguaitaliana.esteri.it. O site é um canal de acesso único, reunindo informações sobre a promoção e o ensino do idioma no exterior. É possível conferir a lista dos locais onde cursos oficiais são ministrados em dezenas de países, material para leitura e estudos, calendário de eventos do Instituto Italiano de Cultura pelo mundo, além de vídeos educativos e culturais.